Conquistar o imóvel próprio é um objetivo que compensa todo o esforço feito até a realização. Mas, alcançar essa conquista exige reunir as condições certas. Assim você consegue comprar apartamento e não se endividar. Portanto, tomar determinados cuidados é essencial para desfrutar com tranquilidade o novo lar. Isso, sem o risco de entrar em apertos ou enrascadas.

Descubra, a seguir, como fazer para o sonho de moradia virar realidade sem ter complicações!

Fazer uma simulação de financiamento

Descobrir quanto vai custar a aquisição do apartamento é a primeira atitude a tomar para evitar assumir valores acima do possível. Então, fazer a simulação do financiamento vai ajudar a ter uma ideia aproximada do custo da compra.

Desse jeito fica mais simples perceber como a entrada e as parcelas vão impactar suas contas. Ter essa visão permite enxergar pontos que necessitam de ajuste e chegar à compra bem preparado. 

Conseguir saber, previamente, o custo total da aquisição evita ainda a comprometer sua renda além do razoável. Ou seja, ajuda a escapar de fazer uma dívida que extrapole a sua capacidade de pagamento.

Conhecer seus custos com moradia

Para quem paga aluguel e vai trocar esse gasto pelo investimento de pagar um imóvel, é importante fazer contas. Coloque na ponta do lápis — ou lance na planilha — quanto você despende, atualmente, com moradia.

Faça outra estimativa, dessa vez contabilizando o quanto vai gastar com as prestações do imóvel próprio. Não deixe de fora nenhum custo, tanto em um caso como no outro. Comparar as duas projeções é um jeito eficiente de perceber se arcar com as parcelas demanda fazer economias.

Criar um planejamento financeiro

Depois de saber quanto vai custar a entrada, o valor das parcelas e quanto tempo demora até a quitação é hora de planejar o orçamento. Só assim se torna possível encaixar nele as despesas com a compra do apartamento.

Essa ação é fundamental mesmo se você já mantém o fluxo de movimentação do seu dinheiro equilibrado. Afinal, com as prestações a pagar, pode ser necessário promover ajustes no jeito de gastar dinheiro.

Juntar uma quantia para facilitar a compra

Para fazer a compra já com as finanças organizadas, procure formar uma reserva financeira. Veja tudo aquilo que pode ser convertido em poupança, identifique supérfluos e desperdícios. Reduzir ou até eliminar gastos vai ser muito útil, nessa etapa.

Tal iniciativa é valiosa ajuda no sentido de assumir os pagamentos do apartamento sem entrar em enrascada. Portanto, comece quanto antes a analisar o que realmente faz sentido e deve ser mantido no seu orçamento.

Ganhar uma renda extra

Feitas todas as contas, você concluiu que ganhar mais é a solução para formar uma reserva financeira. O meio para atingir essa meta pode estar em um trabalho complementar, realizado nas horas vagas. 

Veja que a economia colaborativa tem gerado muitas oportunidades a quem busca alternativas de renda. Então, procure saber qual estilo de ocupação remunerada melhor condiz com seu perfil e pretensão de ganhos. 

Depois, parta para a ação e faça seu “pé de meia”, de modo a se aproximar ainda mais da compra do seu imóvel.

Estabelecer um orçamento para depois da aquisição

Criar um orçamento para os meses posteriores à compra é se prevenir contra o risco de ficar inadimplente. Assim, assegurar tranquilidade para o período em que estará morando no novo lar. Lembre-se de que essa conta deve considerar não somente os custos da aquisição do imóvel, mas também as despesas em torno dela.

Por isso, nela inclua os gastos com a documentação e relacionados à mudança de endereço. Lembrar de ambos os itens equivale a não ser pego desprevenido na hora de desembolsar quantias e pagar por eles.

Escolher um financiamento alinhado com seu perfil 

Na hora de se comprometer com um financiamento para comprar o apartamento, é crucial escolher aquele que mais atende o seu perfil. Trazemos, abaixo, diferentes alternativas, confira qual delas é melhor para você!

Minha Casa Minha Vida

Programa que visa financiar imóveis a famílias pertencentes à faixa de renda de até 10 salários mínimos, o Minha Casa Minha Vida (MCMV) tem vários benefícios. Essas vantagens são exclusivas para quem não tem imóvel e mora na localidade onde pretende comprar o primeiro apartamento.

Dividido em faixas de renda, o MCMV prevê maiores facilidades para quem ganha menos. Entre esses incentivos à aquisição estão juros baixos, prazos de quitação que chegam a 30 anos e documentação sem custo.

Outras possibilidades de financiamento

Tanto a Caixa Econômica Federal como o Banco do Brasil oferecem linhas de crédito imobiliário. Além dessas instituições, bancos particulares também trabalham com financiamento destinado à compra de imóveis. Nesses estabelecimentos os prazos de quitação podem se estender a até 35 anos.

Tais entidades fazem rigorosa análise cadastral para liberar o financiamento, mas não têm restrições quanto ao solicitante possuir outro imóvel em seu nome. Os valores financiados, nesses bancos, giram em torno de 70 a 80% do preço total do bem, o que gera a necessidade de se ter uma boa quantia a oferecer como entrada.

Procurar saber sobre a possibilidade de usar o FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é recurso que pode ser usado na compra do apartamento. Para sua utilização, é necessário atender a certos critérios, entre eles os abaixo elencados:

  • não possuir outro imóvel;
  • ter trabalhado pelo menos três anos com carteira assinada;
  • não ser titular ou participante de financiamento ativo pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • morar ou trabalhar na região metropolitana onde está o apartamento pretendido — ou em cidade que faz limite com a localidade.

Caso tenha saldo na conta do Fundo e satisfaça essas condições, você pode utilizar o dinheiro ali guardado para pagar pela aquisição imobiliária. O valor serve como entrada e também para diminuir o valor das parcelas — ou diminuir o tempo até a quitação do bem.

Percebeu que comprar apartamento sem se endividar está longe de ser um mistério? Depende apenas de boa dose de realismo, planejamento e foco. Claro, ajuda especializada facilita muito o processo de compra financiada. Por isso, nós, da Venosa Empreendimentos Imobiliários estamos à sua inteira disposição!

Entre em contato conosco agora e descubra como podemos ajuda na realização do seu sonho de moradia!

Powered by Rock Convert
Autor

Escreva um comentário

Share This