As plantas compactas são uma das principais características dos novos empreendimentos. Entretanto, a tendência do mercado imobiliário de redução do tamanho dos cômodos não representa menos aconchego no imóvel, apenas exige mais versatilidade e criatividade no momento de decorá-los.

Os dormitórios, por exemplo, que são espaços de relaxamento e descanso, precisam ser confortáveis e agradáveis. Neste post, vamos apresentar algumas dicas de decoração de quarto de casal pequeno que fazem toda a diferença nesse ambiente. Continue a leitura para saber mais!

1. Mobiliário

Um primeiro cuidado para garantir o melhor aproveitamento dos espaços em um cômodo pequeno é a escolha correta do mobiliário. O uso de camas ou guarda-roupas de grande porte deve ser evitado, pois esses são exemplos de itens que ocupam uma grande área e dão a impressão de que o quarto é desproporcional, o que acentua suas dimensões reduzidas.

Sempre que possível, opte pelos móveis sob medida, que são projetados justamente para dar o efeito contrário, aproveitam todos os espaços e dão amplitude para o quarto. Se optar por adquirir uma mobília pronta, tire todas as medidas do cômodo e leve-as na compra para se certificar que a escolha proporcionará harmonia no espaço disponível.

2. Móveis baixos

Um truque para dar mais amplitude a um cômodo pequeno é utilizar móveis com uma linha de altura mais baixa. Assim, a peça aparenta ter um pé direito mais alto, o que dá a sensação de que ela é realmente maior.

3. Cama

Elemento central na decoração do quarto, a cama deve receber atenção especial no caso dos cômodos pequenos. O primeiro passo é resistir à tentação de incluir na decoração os modelos maiores, do tipo king size, por exemplo. Também é preciso cuidado na hora de escolher a cabeceira, que geralmente é espaçosa.

Uma alternativa interessante é aproveitar a cama para aumentar o espaço disponível e armazenar objetos como roupas, toalhas ou livros, liberando o espaço do armário. Você pode fazer isso utilizando a parte de baixo do móvel como um gaveteiro.

Outra alternativa é usar os modelos tipo box que dispõem de um compartimento sob o colchão. Elas são, na realidade, uma cama-baú muito eficiente para ampliar o espaço útil para armazenamento.

4. Guarda-roupas

Assim como a cama, o guarda-roupas é outro elemento essencial no quarto do casal, especialmente nos imóveis menores onde não se dispõe de um closet. Porém, é possível encontrar mais soluções para acomodá-lo, pelo fato de ser um imóvel vertical.

Os modelos em cores claras, sem gavetas, são os mais indicados para os quartos pequenos. Portas longas e de correr costumam ser mais funcionais. Espelhos frontais também são uma boa solução, pois garantem maior amplitude ao quarto.

5. Espaços esquecidos

Há alguns espaços que muitas vezes não são utilizados nos projetos de decoração de quartos e que podem representar boas soluções quando aproveitados em cômodos pequenos. Um deles é a parede que fica posicionada a cama. Em vez de deixá-lo somente com a cabeceira, experimente ocupá-lo com prateleiras ou mesmo com armários que podem servir como moldura.

Outra área que pode ser melhor aproveitada é a parede abaixo da janela. Ela pode ser ocupada por uma bancada ou mesa de trabalho, por exemplo. Se o móvel for feito sob medida para o espaço, elimina-se o risco de comprometer a circulação.

6. Nichos e prateleiras

Outra solução bastante eficaz para reduzir o problema da falta de espaço para armazenar objetos em cômodos pequenos é o uso de prateleiras e nichos. Eles são ideais para guardar livros, por exemplo.

7. TV

Quem não abre mão de assistir TV no quarto terá que recorrer à criatividade e engenhosidade para que o equipamento não comprometa a circulação no cômodo. A solução mais simples seria pendurá-la na parede. Porém, na decoração de ambientes menores nem sempre sobra espaço livre.

Uma alternativa um pouco mais ousada seria acoplar a televisão junto ao forro de gesso em uma estrutura retrátil. Assim, quando ela não for utilizada, fica escondida sem causar prejuízo ao restante da composição do ambiente.

8. Iluminação

Uma boa iluminação pode garantir uma sensação de amplitude ao cômodo pequeno e faz uma grande diferença no quarto. Trata-se de um recurso muito útil para torná-lo mais agradável e aconchegante.

Uma forma eficiente de utilizar a luz para maximizar os espaços é por meio da iluminação indireta, que pode ser feita com o uso de sancas de gesso no teto e de pequenos pontos de destaque na cama, por exemplo.

O uso de luminárias de cabeceiras idênticas posicionadas nos lados da cama traz harmonia e torna o ambiente mais agradável.

9. Espelhos

O uso de espelhos é um artifício bastante explorado pelos decoradores para garantir mais amplitude a um cômodo. Eles podem ser utilizados no guarda-roupas ou em uma das paredes.

Uma forma bastante eficaz é substituir a cabeceira da cama por um grande espelho, que pode se estender por toda a parede ou ocupar o espaço atrás dos criados-mudos. O efeito dará a impressão de um quarto maior e pode ser maximizado com a utilização de cores claras.

10. Cores claras

O uso correto das cores é outro elemento que pode virtualmente ampliar o espaço de um quarto de casal pequeno. Os tons mais claros costumam dar mais amplitude ao cômodo, enquanto os escuros “fecham” o ambiente. O branco, cinza e o bege são opções que podem cumprir muito bem essa função.

O mobiliário também pode ter cores claras para combinar com as paredes e demais elementos do quarto. Porém, não aposte em um cômodo monocromático. Experimente manter um ou alguns móveis e objetos com cores mais fortes, pois isso garante um contraste.

Essas são apenas algumas sugestões para decoração de quarto de casal pequeno. Com criatividade é possível deixar o ambiente bastante aconchegante, mesmo que ele não disponha de um grande espaço.

E aí, gostou deste conteúdo? Nossas dicas foram úteis para você? Então, não deixe de compartilhá-lo com os contatos das suas redes sociais para que eles também saibam que é possível decorar um quarto de casal pequeno!

Venosa
Autor

Blog da Venosa. Tudo para Realizar o Sonho da Casa Própria, dentro das faixas do Minha Casa Minha Vida.

Escreva um comentário

Share This