Preparar a operação financeira para adquirir um imóvel é uma jornada longa, que envolve disciplina e muito planejamento. Afinal, para muitas pessoas, trata-se da mais importante transação de toda a vida.

Por isso, é fundamental aproveitar todas as ferramentas disponíveis para obter sucesso no negócio. O uso de aplicativos para controle financeiro pode ajudar bastante quem precisa economizar. Eles facilitam tanto o estabelecimento de metas quanto o controle sobre as receitas e despesas.

Confira neste post cinco aplicativos que podem ser bastante úteis para programar a compra do seu imóvel.

Por que os apps de finanças são importantes

Na realidade, não é apenas no momento de realizar um objetivo financeiro como a compra de um imóvel que se deve preparar um planejamento financeiro. Organizar suas contas é uma medida importante simplesmente para garantir que você não vai chegar ao final do mês sempre de bolsos vazios.

Muitas vezes basta um pouco de organização para que as contas fechem no azul. A disciplina é indispensável para quem pensa em economizar. Infelizmente, planejar as finanças não é um hábito muito comum no Brasil. Mas quem experimenta aprimorar o controle sobre suas receitas e despesas pode se surpreender com os resultados.

Como nunca é tarde para economizar, os aplicativos para controle financeiro são uma boa opção para quem quer iniciar. Mais fáceis de usar do que as clássicas planilhas, eles facilitam bastante o trabalho ao executar uma série de tarefas automaticamente. Basta alimentá-lo com os dados principais.

Com um app instalado em seu smartphone, por exemplo, é possível conferir a evolução de suas finanças a qualquer hora, em qualquer lugar. E, à medida que você aprende a controlar receitas e despesas, passa a entender os gargalos que consomem sua renda e impedem de realizar seus grandes objetivos, como adquirir sua casa.

E para você que está decidido a gerenciar melhor o seu dinheiro, seguem algumas dicas de aplicativos para controle financeiro que podem auxiliar nessa tarefa. Veja qual deles é o mais adequado para sua rotina.

1. Mobills

O Mobills permite cadastrar suas despesas de forma categorizada e gera gráficos dinâmicos, que facilitam o acompanhamento das suas finanças. Para quem utiliza cartão de crédito, o app também reserva uma ferramenta de controle dessa despesa.

O aplicativo possibilita ainda armazenar dados em nuvem, o que garante sua utilização em uma versão para PC. Disponível para dispositivos Android (é o app financeiro melhor avaliado pelos usuários no Google Play) e para iPhone. Embora possua uma versão gratuita, algumas funcionalidades só são acessíveis nos planos pagos.

2. Organizze

Além de ajudar no controle das receitas e despesas do usuário, o Organizze também dispõe de uma função que auxilia a manter suas contas em dia. Ele ainda faz alertas sobre faturas que estão prestes a vencer.

O software dispõe de um sistema de controle de metas para ajudar mais diretamente no cumprimento do seu planejamento financeiro. Disponível para Android e iPhone, possui duas versões: uma gratuita, mais básica, e outra paga, com recursos extras.

3. Guiabolso

Aplicativo para cadastro e categorização de receitas e despesas, o Guiabolso permite ao usuário conectar-se diretamente com o banco ou operadora de cartão de crédito, o que auxilia a organizar as finanças.

É possível gerar relatórios mensais detalhando as suas movimentações e ajudando a avaliar os impactos de cada despesa. O Guiabolso também viabiliza uma ferramenta que identifica ofertas de crédito, permitindo, inclusive, contratar o empréstimo de forma online.

Totalmente gratuito, o Guiabolso possui versões para Android e iPhone.

4. Money Lovers

Bastante completo, o Money Lovers possibilita organizar o seu orçamento mensal em uma série de categorias previamente cadastradas. Mas é possível criar novas abas para encaixar os seus gastos.

Um dos seus diferenciais é a sua interface simples. Os gráficos nos quais são apresentadas as suas despesas e receitas permitem uma visão detalhada de suas finanças. Possui também um modo viagem, para que você controle seus gastos em outras moedas.

Disponível para Android iPhone, possui uma versão gratuita e outra paga, com mais funcionalidades.

5. Minhas economias

O aplicativo Minhas Economias dispõe de um gerenciador de sonhos, uma ferramenta que auxilia na tarefa de poupar dinheiro. O usuário projeta o saldo esperado em um determinado momento e o app ajuda a atingir objetivo.

Por meio do aplicativo, é possível organizar contas pessoais e categorizar manualmente todas as suas despesas. Relatórios e gráficos auxiliam no controle das finanças. O Minhas Economias também fornece aos usuários informações e notícias sobre o mercado financeiro.

O app está disponível em versões para Android e iPhone.

Como manter as finanças em ordem

Os aplicativos para controle financeiro que apresentamos são excelentes ferramentas para ajudá-lo a se organizar e manter seus gastos mais saudáveis. Mas eles não fazem todo o trabalho para você. Além de utilizá-los, é preciso ficar atento a outras medidas essenciais para a saúde do seu bolso.

Um passo importante é tentar livrar-se das dívidas. Elas são um dos grandes empecilhos para as suas finanças, pois geram juros, que podem virar uma bola de neve, se não forem controladas. Também é essencial mapear todas as suas despesas para saber exatamente quanto gasta a cada mês. Isso inclui os pequenos custos do dia a dia, muitas vezes considerados irrelevantes, mas que têm um impacto significativo.

Um erro comum é superdimensionar a própria renda e planejar o mês com base em uma receita irreal. É normal que isso ocorra quando não se consideram os descontos e despesas fixas que são aplicados sobre o salário, por exemplo.

Classificar suas despesas em diferentes categorias (o que pode ser feito com sucesso com a ajuda dos apps) e definir metas de economia são medidas que podem surtir efeitos importantes, mas exigem foco e disciplina.

Agora que você conhece os principais aplicativos para controle financeiro, que tal iniciar uma nova vida como poupador? Esse será o caminho mais rápido para você realizar alguns sonhos, como comprar seu imóvel próprio.

E, para ficar por dentro de todas as novidades do mercado de imóveis, acompanhe nossa página no Facebook. Assim, você se manterá sempre bem informado sobre as melhores práticas de educação financeira e sobre financiamentos imobiliários, entre outros temas afins.

Powered by Rock Convert
Autor

Escreva um comentário

Share This