A decoração com pallet para sala está cada dia mais em alta, afinal, envolve um material versátil que combina com vários estilos.

Sua resistência, preço e facilidade de transformação em diversos objetos diferentes  desde mesas, camas, sofás, estantes e até mesmo apoio para plantas  tornam esse objeto um ótimo item para a decoração.

Além disso, o material se adapta a diversas transformações simples e práticas, podendo ser lixado, pintado ou envernizado, por exemplo, e feito no estilo faça você mesmo (DIY). 

Neste post, listamos dicas de como decorar a sala com pallet e mostramos algumas inspirações para quem quer inovar com estilo, mas gastando pouco. Tem interesse no tema? Siga conosco e fique por dentro do assunto!

O que fazer com os pallets?

Um pouco de criatividade, pesquisa e mão na massa podem proporcionar ótimas criações com pallets. Conheça algumas ideias para incluir na sua sala.

Pallet como sofá

Na decoração com pallet para sala, uma opção é usar o material como base para o sofá. Nesse modelo, você pode optar por estilos mais modernos ou rústicos. No primeiro caso, lixar, envernizar e pintar com cores que harmonizam com o ambiente é o caminho mais acertado.

Mas se a preferência for por rusticidade, pode ser interessante apenas lixá-lo e deixar aparentes os pequenos defeitos naturais da maneira, o que é próprio do objeto.

Para tornar ainda mais prático e funcional esse sofá, uma dica é colocar rodinhas que funcionarão como pés do móvel. Assim, ele se torna um objeto com mobilidade e que pode ser aproveitado de diversas formas em um mesmo ambiente, agregando utilidade, conforto e acomodando maior número de pessoas.

Para fazer um sofá mais confortável, lembre-se de sobrepor um pallet a outro. Com isso, o móvel ficará mais alto e confortável na hora de a família utilizá-lo. Junte duas ou mais peças com cola ou pregos, assim, não há risco de se soltarem. Ao final, escolha futons grandes do tamanho do assento, além de muitas almofadas. O custo é mínimo e o resultado pode ser incrível.

Pallet para plantas

Utilizar esse material na decoração para espaços com plantas é muito legal porque a madeira do pallet entra em sintonia com a natureza. Também torna o ambiente mais confortável e convidativo para familiares e convidados.

Você pode optar por colocá-lo diretamente pregado na parede da sala. Para isso, precisará de furadeira e parafusos. Escolha um local que tenha luz natural e boa ventilação para manter as plantas vivas e mais bonitas por mais tempo.

Após fixá-lo na parede, você pode usar e abusar de vasos coloridos e suportes diversificados. Assim, cada planta terá seu espaço, o que dará um charme à decoração da sua sala. Lembre-se de que o pallet é feito de madeira, portanto, deve-se ter cuidado ao molhar as plantas para que o material não apresente mofo ou apodreça.

Se você não quiser colocar na parede, em forma de uma horta vertical, é possível usar o pallet no chão, como um suporte para as plantas. Dependendo do espaço disponível ou da quantidade de flores e vasos, é possível colocar um pallet ao lado do outro. Não há dúvidas de que esse objeto decorativo é muito charmoso.

Além das plantas, uma dica incrível é fazer desse espaço uma mini-horta dentro de casa. Mesmo quem mora em pequenos espaços pode cultivar seus próprios temperos, como pimenta, alecrim, manjericão, em pequenos vasos. O custo é muito baixo se comparado a um verdadeiro jardim, com grandes e caros vasos, além de ser prático e natural.

Móveis de pallet

Além do sofá que já falamos, também podem entrar na decoração com pallet outros tipos de móveis. Um exemplo é a mesa de centro utilizada na sala de televisão. Muito mais que obter economia, você pode fazer seu próprio objeto de acordo com o seu gosto e em um curto espaço de tempo.

Escolha um pallet em bom estado. Lixe ele como um todo. Aplique materiais de conservação de madeiras, que podem ser comprados em qualquer loja de construção. Pinte com a sua cor preferida. Coloque rodinhas nos pés para que a mesa de centro fique prática e possa ser usada como apoio. Por fim, coloque um vidro transparente por cima para que os objetos fiquem melhor acomodados e sem risco de cair.

É possível, também, criar uma estante de pallets para colocar porta-retratos, por exemplo. Ou criar um suporte estilo nicho para expor vinhos e taças. Outra ideia é fazer um painel para a televisão na sala. Os espaços próprios do pallet permitem, por exemplo, uma passagem natural dos fios, dando ar de organização e reduzindo a poluição visual.

Onde encontrá-los?

Uma ótima notícia para quem está começando a se aventurar no mundo da decoração e ainda não colocou a mão na massa é saber que os pallets de madeira podem ser encontrados em depósitos de supermercados ou de fábricas.

Apesar de serem reaproveitados por empresas, podem ser adquiridos de graça, já que muitos acabam indo para o lixo. É claro que nas lojas de decoração é possível encontrar esses objetos para comprar, mas se você quer economizar, por que não buscar na rua?

Como proceder?

A melhor maneira de desenvolver essas ideias com pallets é ser paciente nos estágios iniciais. Reúna os modelos que você acha que precisará e pense sobre qual projeto é o seu objetivo. O espaço terá um visual rústico ou moderno? Quais serão os outros materiais necessários? E as ferramentas?

Assim como qualquer tipo de decoração, é preciso pensar antes de executar. Os pallets são versáteis e podem assumir várias funções em um projeto, mas é necessário racionalizar sobre as cores a serem usadas, estilo de montagem e funcionalidade.

Pesquisar muito sobre o assunto e consultar profissionais são ótimas ideias para quem pretende se aventurar em uma primeira decoração com pallet para sala. Mas lembre-se: criar permite que você tenha um ambiente totalmente personalizado gastando menos.

Agora que você já sabe como fazer uma composição com um material tão versátil, veja como montar uma decoração impecável com espelho na sua casa!

Venosa
Autor

Blog da Venosa. Tudo para Realizar o Sonho da Casa Própria, dentro das faixas do Minha Casa Minha Vida.

Escreva um comentário

Share This