A crise econômica que atingiu o Brasil nos últimos anos gerou muita insegurança para os brasileiros, em especial para aqueles que tinham entre seus planos a compra de um imóvel. Será que realizar o sonho da casa própria é um bom negócio? Quais os benefícios de fazer este investimento neste momento?

Primeiramente, é preciso lembrar que, em comparação com outras opções disponíveis no mercado, investir em imóveis é uma das formas mais seguras de proteger o seu dinheiro, independente do momento econômico. Ou seja, o medo de que a crise volte a se agravar não é, por si só, motivo para adiar a aquisição do seu imóvel.

Se você ainda tem dúvidas quanto aos benefícios de investir no mercado imobiliário, preparamos este post com 7 vantagens que você pode obter com essa compra. Confira:

1. Adeus ao aluguel

Se você ainda vive de aluguel e sente no bolso o peso da locação, comprar um imóvel representa uma grande mudança de vida. Primeiramente porque você estará realizando o sonho de grande parte dos brasileiros, que é o de ter a casa própria. Para muitos, este já é um motivo suficiente para investir em um imóvel.

Morar em sua própria casa é uma garantia de segurança. Na locação sempre há o risco do proprietário solicitar a devolução do imóvel ao final do contrato ou até mesmo antes, por diversos motivos. Quando isso acontece há todo o trabalho de procurar um novo lugar, com preço razoável e boa localização. Uma vez que a casa é sua você não corre esse risco e ainda pode reformá-la e decorá-la da forma que desejar, sem precisar de autorização.

Em muitas situações, a compra do imóvel pode exigir um desembolso mensal menor do que aquilo que se paga de aluguel. Uma destas alternativas é o financiamento por meio do Programa Minha Casa Minha Vida.

2. Investimento seguro

É possível encontrar uma série de investimentos com maior rentabilidade do que o mercado imobiliário. São opções mais atrativas para quem tem como objetivo fazer o seu capital crescer. Mas dificilmente você poderá apontar algum negócio mais seguro do que os imóveis. Para quem não gosta de correr riscos e prefere proteger suas economias de todo o tipo de crise, essa é uma das opções mais atraentes.

Ao contrário do que acontece com outros investimentos, que oferecem possibilidades de ganhos rápidos e também mais riscos, é muito pouco provável que a compra de um imóvel resulte em prejuízo ou em uma perda considerável de recursos. É muito raro que ocorra uma forte desvalorização dos imóveis.

Deixar o dinheiro simplesmente guardado na conta ou na poupança também sempre gera alguma perda, pois o rendimento é baixo e a inflação consome os recursos. Se você busca proteger suas economias, mesmo que em longo prazo, pode apostar em imóveis sem medo.

É claro que é preciso ter cuidado ao adquirir um imóvel, estudando de que forma o seu investimento pode ser mais lucrativo e mais seguro. Mesmo para quem não é um investidor, e está procurando um imóvel para morar é importante saber que seu dinheiro estará aplicado em um das opções mais estáveis do mercado.

3. Formação de patrimônio

Outra vantagem da compra do seu imóvel em relação ao aluguel é que você estará investindo em um bem que será seu. Cada parcela do financiamento que você paga representa um pequeno acréscimo no seu patrimônio, diferente do que acontece na locação, onde o valor gasto se perde ao final do mês.

E, por ser um negócio de baixo risco, o imóvel se constitui em uma garantia para o futuro. Trata-se de um patrimônio que você poderá deixar para seus filhos.

4. Aquisição acessível

Uma ideia equivocada que muita gente tem quando o assunto é a compra de um imóvel é justamente quanto à necessidade de dispor de uma quantia considerável de recursos para fechar o negócio.

Ao contrário do que se imagina, não é preciso um esforço excepcional para trocar o aluguel pela casa própria. Por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, é possível obter crédito com os menores juros do mercado. E, caso a renda da sua família seja baixa, ainda é possível conseguir subsídio sobre o valor do imóvel.

O programa permite financiar até 90% do valor do imóvel e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado para complementar o restante da entrada.

Diga-se de passagem, o seu FGTS é um grande aliado na hora de comprar o seu imóvel. Além e ajudar na entrada, é possível usar estes recursos também para abater o saldo devedor e quitar parcelas atrasadas.

No site da Caixa é possível cadastrar-se para receber, via SMS, seu saldo do FGTS.

5. Sonho realizado

Mais do que a segurança e a comodidade de sair do aluguel, comprar seu imóvel representa a realização de um sonho almejado pela maioria das famílias brasileiras. Por si só, esta conquista já justifica o esforço de planejar esse investimento e concretizá-lo no momento certa

6. Bom momento para compra

Também é importante levar em consideração que, apesar das oscilações nos últimos anos, o mercado imobiliário está bastante atrativo para quem deseja comprar. Temos os juros em queda e uma maior oferta de crédito por parte dos bancos.

Interessadas em avançar no mercado imobiliário, os bancos têm oferecido condições diferenciadas, com propostas de crédito personalizadas para atrair novos clientes. Por isso é importante pesquisar e simular diferentes propostas de financiamento, até localizar uma que se encaixe ao seu perfil.

Estes são alguns benefícios de se investir em imóveis, um das opções mais seguras para proteger o seu dinheiro atualmente. Não se esqueça de que, assim como em qualquer tipo de investimento, o planejamento é essencial. É preciso escolher com cuidado o imóvel e preparar a parte financeira da operação com cuidado. Assim você aumenta bastante as suas chances de sucesso.

Quer ficar sempre bem informado e conhecer os melhores empreendimentos do mercado? Então siga o nosso perfil no Facebook e fique por dentro de todas as novidades sobre investir em imóveis!

Powered by Rock Convert
Venosa
Autor

Blog da Venosa. Tudo para Realizar o Sonho da Casa Própria, dentro das faixas do Minha Casa Minha Vida.

Escreva um comentário

Share This