A compra de uma casa ou apartamento é uma operação que pode ter desdobramentos em suas finanças por um longo período. Por isso, antes de assinar um contrato de financiamento de imóveis é preciso ficar atento a uma série de aspectos para garantir a segurança do negócio.

Da avaliação do vendedor à previsão das taxas e impostos inclusos na transação: tudo deve ser estudado e planejado com antecedência. Para lhe ajudar nesta tarefa, reunimos neste post os principais cuidados necessários ao fazer o seu financiamento de imóveis. Siga nossas dicas e tenha a garantia de realizar um bom negócio!

Faça um planejamento financeiro

O financiamento de imóveis é uma operação que pode ter impacto em suas finanças por décadas. Alguns bancos permitem contratos de até 35 anos. Ou seja, trata-se de um compromisso que vai lhe acompanhar por boa parte de sua vida. Por isso, é preciso segurança para prever como se comportará esta obrigação.

Ao contratar um financiamento é importante ter clareza sobre como será o comportamento de sua renda nos próximos anos. E procure realizar um negócio que caiba em seu bolso. O ideal é não comprometer mais do que 30% de sua renda com o financiamento.

Considere também o quanto do pagamento pretende antecipar a título de entrada pelo imóvel. Isto permite reduzir o tempo do contrato ou o valor das parcelas. Com este planejamento em mãos você poderá projetar o comportamento do seu financiamento.

Estabeleça critérios

Um passo importante no processo de planejamento do financiamento de um imóvel é a definição de um critério para o negócio. É preciso estabelecer parâmetros no que se refere tanto ao tipo de casa ou apartamento que se deseja quanto à definição financeira do negócio.

Se por um lado o imóvel deve atender às demandas da sua família, por outro, a transação não pode extrapolar suas condições financeiras. Definir critérios (e principalmente, manter-se fiel a eles) é um dos pontos mais importantes do seu planejamento.

Considere ainda que o seu primeiro imóvel financiado não precisa ser aquele perfeito, que você e sua família sempre sonharam. É perfeitamente viável adquirir primeiramente uma casa ou apartamento mais acessível para, futuramente, mudar para outro.

Pesquise sobre o vendedor

Já alertamos que o financiamento de imóveis é um negócio de grande repercussão para suas finanças. Então, para garantir que nada saia errado, é importante investigar o vendedor, checar sua idoneidade e, assim, garantir que o negócio é seguro.

Esta etapa é importante tanto quando se trata de uma negociação com um particular como com empresas com construtoras e incorporadoras. A ordem é pesquisar, solicitar documentos e certidões para garantir a honestidade do vendedor e a segurança do negócio.

Não deixe de utilizar a internet para buscar informações sobre os vendedores. No caso das construtoras, por exemplo, é possível encontrar em sites como o Reclame Aqui avaliações de outros clientes sobre sua experiência de compras.

Se optar por adquirir um imóvel na planta, redobre o cuidado e tente descobrir se a construtora costuma entregar seus imóveis dentro do prazo previsto e nas condições prometidas.

Lembre-se dos custos extras

Ao adquirir um imóvel é preciso ficar atento aos gastos extras envolvidos na operação. Além do valor solicitado pela casa ou apartamento, há outras despesas com as quais você terá que arcar, sendo boa parte delas logo no início da operação.

Entre estas despesas estão os tributos, como o Imposto sobre Transmissão de Bens Intervivos (ITBI) e as taxas, como a de avaliação de imóveis e de abertura de crédito, cobrada pelos bancos. Também há gastos com a escritura e o registro do imóvel, além das despesas com a mudança e eventuais reformas que o imóvel possa precisar.

Alguns bancos permitem incluir no financiamento despesas como o ITBI e o registro do imóvel. O valor devido agrega-se ao saldo devedor da dívida e é diluído ao longo do contrato.

Analise cuidadosamente o contrato

O contrato de financiamento é o documento mais importante de toda a negociação e precisa ser lido e analisado com toda a calma e cuidado por parte do comprador. Esta é a hora de conter a euforia com o negócio e verificar se tudo está de acordo com o que foi combinado.

No contrato devem constar desde a especificação do imóvel, detalhando itens como sua localização e seu tamanho, por exemplo, até os dados referentes à operação financeira propriamente dita, como valores, taxa de juros, direitos e deveres das partes e penalizações pelo descumprimento.

É fundamental que antes de assiná-lo você compreenda os desdobramentos de cada cláusula do contrato. Se tiver alguma dúvida ou algum item que não está de acordo com o que foi negociado, solicite os ajustes que julgar necessário. É muito importante contar com o auxílio de um profissional especializado para fazer a análise do contrato.

Guarde todos os documentos da negociação

Todas as combinações e promessas feitas durante o processo de negociação do imóvel devem ser guardadas pelo comprador. E-mails, simulações e folders publicitários que forem repassados pela construtora ou pelo corretor de imóveis podem ser utilizados para comprovar que houve má-fé do vendedor ou do banco onde foi feito o financiamento para que se busque reparação, se necessário.

Busque assessoramento profissional

O processo de compra de um imóvel envolve uma série de trâmites e procedimentos que podem ser um tanto complexos para quem não tem experiência. Por isso, sempre é uma boa alternativa contar com o suporte de profissionais especializados capazes de garantir mais segurança no negócio.

Contratar um corretor de imóveis e um advogado especializado em questões imobiliárias que sejam de sua confiança pode ser de grande ajuda durante a negociação e a conclusão do negócio. Considere esta despesa como um investimento em sua tranquilidade.

Estes são alguns dos cuidados que se deve ter ao contratar um financiamento de imóveis. Uma das maneiras mais utilizadas no Brasil para concretizar o sonho da casa própria exige alguns cuidados para garantir a segurança do negócio.

Agora que você já conhece um pouco melhor como funciona o financiamento de imóveis, que tal entrar em contato conosco e descobrir como podemos ajudá-lo a concretizar a compra do seu novo imóvel?

Powered by Rock Convert
Autor

Escreva um comentário

Share This