Não é porque um imóvel tem cômodos pequenos que ele não pode ter ambientes bonitos, agradáveis e funcionais. Uma decoração bem elaboradora pode deixar uma área com medidas reduzidas não apenas charmosa, mas com a sensação de que é mais ampla.

Decorar banheiro pequeno, por exemplo, é um desses desafios cujo resultado pode ser surpreendente. Trata-se de um cômodo que precisa ter sua funcionalidade preservada. Para isso, há uma série de truques e artifícios que se pode utilizar.

Separamos neste post algumas dicas de como decorar banheiro pequeno e valorizar cada centímetro do cômodo. Confira e avalie o que melhor se encaixa na sua casa ou apartamento.

Desafios ao decorar banheiro pequeno

Tem gente que considera uma batalha perdida tentar aplicar uma decoração diferenciada em um banheiro pequeno. Quem pensa assim acredita que pouca área, funcionalidade e estilo não podem existir de forma simultânea em um mesmo cômodo.

Pois se, com o passar dos anos, o mercado imobiliário se viu obrigado a reduzir as dimensões dos imóveis, inclusive os banheiros, os projetos de decoração se aprimoraram para manter a praticidade desse cômodo sem abrir mão do charme e da beleza.

A escolha dos materiais, a formatação dos móveis e o tipo de acabamento são alguns dos itens que podem fazer toda a diferença na hora de decorar um banheiro pequeno e até fazer com que ele pareça ser maior. Confira a seguir alguns truques para ter sucesso nessa missão.

Cores

Quando há preocupação com o espaço, um cuidado muito importante na decoração diz respeito às cores que se deve utilizar. Se um ambiente é pequeno, os tons claros costumam garantir amplitude e a sensação de que ele é maior.

O branco é a escolha mais obvia, pois ele deixa o cômodo mais limpo e iluminado, o que favorece a sensação de que há mais espaço. Mas outros tons, como o cinza claro e o bege também funcionam muito bem.

Mas também é preciso cuidado para não deixar o ambiente monocromático, pois assim ele pode parecer sem vida. Utilize outras cores para garantir contraste. Você pode fazer isso nos móveis ou em uma das paredes, por exemplo. Até mesmo o preto, se bem aplicado em conjunto com o branco, pode dar bom resultado.

Iluminação

Outro elemento que faz toda a diferença ao decorar banheiro pequeno é a sua iluminação. Ela reforça a amplitude e garante mais conforto para quem utiliza o espaço.

Se houver a opção de utilizar iluminação natural, excelente. Esse pode ser um dos pontos de partida do seu projeto. Nesse caso, elementos como box de vidro e paredes brancas em azulejos ou pastilhas são muito bem-vindas.

Se a saída for a iluminação artificial, há uma série de artifícios que se pode utilizar. Luz branca distribuída em pontos alternativos, como sob o espelho ou ao longo da bancada, podem criar um ambiente único e bastante agradável. Basta ter criatividade na hora de pensar o projeto.

Box

Esse é um elemento muito importante na hora de decorar banheiro pequeno. E não apenas pela questão do tamanho do cômodo. O box é um item que influencia bastante no estilo que se deseja imprimir a decoração.

Mas avaliando especificamente a questão do espaço, a escolha correta do box pode alterar a percepção da área do banheiro. E os modelos em vidro transparente são os mais indicados, pois garantem amplitude à peça.

Alguns modelos sem moldura reforçam ainda mais essa sensação de grandeza. Em contrapartida, box de vidro com outras cores, como o fumê ou o verde, podem ter efeito contrário e diminuir ainda mais o cômodo.

Móveis planejados

Quando o assunto é aproveitamento de espaço, os móveis planejados são sempre uma opção a ser considerada. É a alternativa que melhor permite aproveitar cada cantinho e cada centímetro de um cômodo onde as medidas não são favoráveis.

Quando o banheiro demanda mais espaço para guardar toalhas e outros equipamentos de banho, por exemplo, um projeto personalizado, que considera as medidas específicas do cômodo, é o ideal.

Assim, além de se pensar qual a melhor formatação para o gabinete junto à pia, também é possível projetar, de forma integrada, outros espaços funcionais, como prateleiras e nichos, essenciais para o melhor aproveitamento dos espaços menores.

Espelhos

Item indispensável no banheiro, o espelho pode ser também um aliado quando o objetivo é ganhar espaço. Ele dá uma dimensão de profundidade a qualquer ambiente, minimizando a sensação de que a área é reduzida.

A melhor forma de se utilizar esse efeito ao decorar banheiro pequeno é aplicar espelhos grandes, que ocupem toda a parede ou, pelo menos, do balcão ao teto. Peças assim são elegantes, bonitas e funcionais.

Pia com gabinete

Espaços menores exigem soluções práticas para garantir mais funcionalidade. As pias com gabinetes embutidos não chegam a ser uma novidade, mas cumprem muito bem a tarefa de auxiliar na organização dos itens de banheiro.

Toalhas e produtos de higiene pessoal podem ficar muito bem organizados sob a pia. Gaveteiros ajudam ainda mais a manter a ordem. Feito sob medida ou não, o gabinete é uma ótima solução para garantir mais funcionalidade ao banheiro pequeno.

Nichos

Por falar em funcionalidade, uma solução para ganhar espaço em banheiros pequenos é utilizar os nichos. Eles podem ficar espalhados por diversos espaços, ter diferentes tamanhos e são muito úteis para armazenar os mais variados produtos e equipamentos comuns no banheiro.

Você pode, inclusive, colocar os nichos embutidos que ocupam ainda menos espaço. No Box, eles caem muito bem para armazenar xampus, cremes e sabonetes. Sobre a bancada, eles podem ficar ocultos atrás do espelho e garantir mais espaço para os seus pertences.

E então, você acredita agora que é possível, sim, decorar banheiro pequeno sem comprometer o seu charme e a sua funcionalidade? Com as dicas que mostramos acima, consegue-se garantir a praticidade desse cômodo sem abrir mão da beleza e do estilo.

Agora que você já tem algumas ideias para o banheiro, que tal conhecer opções de pisos para apartamentos pequenos capazes de transformar todo o imóvel? Então, boa leitura!

Autor

Escreva um comentário

Share This