Você já pensou em morar em uma cidade que mantenha alguns traços do interior, mas que fique pertinho da maior metrópole do país? Então talvez seja hora de conhecer Cotia, um município localizado na região Metropolitana de São Paulo, que mantém ares de interior junto à cidade grande.

Para quem busca um meio termo entre a grande oferta de serviços e atrações da capital paulista e a tranquilidade que só se encontra nas cidades menores, vale a pena morar em Cotia.

Conheça, neste post, um pouco mais sobre esta cidade e confira quais os atrativos que ela oferece a quem decide viver nela.

Conheça Cotia

Com aproximadamente 230 mil habitantes, Cotia tem algumas características que a tornam especialmente atraente. Cercada por áreas rurais e com alto índice de preservação de sua vegetação nativa, a cidade não aparenta integrar o maior conglomerado urbano do país, a Região Metropolitana de São Paulo.

Distante apenas 35 km da capital paulista, Cotia tem economia forte, puxada pelo desempenho de sua indústria, especialmente na produção de equipamentos eletrônicos, máquinas agrícolas, têxteis, cerâmicos, produtos químicos etc. Na agricultura, entre os produtos produzidos estão milho, tomate, batata e frutas.

Cotia também se destaca por suas boas condições de qualidade de vida. Um exemplo disso está no resultado de uma pesquisa realizada em 2017 pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em parceria com a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. O levantamento aponta que a cidade é o 63º melhor lugar do Brasil para se viver na terceira idade.

História de Cotia

Localizada a cerca de 30 km de São Paulo, a cidade de Cotia nasceu no século XVI, a partir de um entreposto utilizado como refúgio e descanso dos viajantes que partiam da Capital em direção a Sorocaba. Assim, o povoado foi se consolidando, por volta de 1700, no entorno de uma Capela chamada Nossa Senhora de Mont Serrat.

Em 1750, já elevado à condição de sesmaria, o povoado contava com mais de 3,5 mil habitantes. Mas foi apenas a partir de 1856, quando foi transformada em vila, que Cotia experimentou um salto em seu crescimento.

Primeiramente, o desenvolvimento se baseou na agricultura, que cobriu a região com centenas de sítios. Depois, a cidade embarcou no desenvolvimento industrial de São Paulo. Transformada em município em 1906, Cotia enfrentou um período de estagnação no início do século XX.

Porém, a cidade retomou o rumo do crescimento contando com a chegada de imigrantes. A formação de uma colônia japonesa na cidade é um dos fatos marcantes deste período, com a criação da Cooperativa Agrícola de Cotia.

Um novo boom no desenvolvimento de Cotia ocorreu a partir da década de 1970, com a instalação de diversas indústrias ao longo da Rodovia Raposo Tavares. A cidade ingressava de vez na onda de progresso que consolidou o estado de São Paulo como a principal potência econômica do país.

Mais recentemente, Cotia vivenciou um importante crescimento em seu mercado imobiliário. Diversos condomínios e loteamentos foram construídos na cidade, que experimentou uma importante valorização.

Por que morar em Cotia

Se você está em busca de um lugar tranquilo, mas com boas condições no que se refere a desenvolvimento e serviços, Cotia pode ser uma ótima opção. Confira alguns destaques da cidade:

Proximidade com a natureza

Viver em Cotia é uma oportunidade de estar mais próximo da natureza. A cidade tem excelentes índices de preservação de sua cobertura vegetal nativa. Segundo dados do aplicativo “Aqui tem Mata”, da ONG SOS Mata Atlântica, o município mantém 41% de sua extensão com áreas verdes preservadas, o que equivale a mais de 13,3 hectares.

Os moradores da cidade têm à disposição uma boa oferta de praças e parques com áreas para prática de esportes variados, piqueniques ou simplesmente para contemplar a natureza privilegiada da região.

Somente no Parque Cemucam são cerca de 500 mil m² de área verde, com atrações como quadras de esportes, trilhas, quiosques e playgrounds. No Parque Teresa Maia, no bairro Granja, um dos destaques é a feira de produtos orgânicos, que ocorre aos domingos.

Vale a pena conferir ainda a Cidade das Abelhas, um espaço de 100 mil m² de Mata Atlântica preservada, onde é possível conhecer um pouco melhor sobre a organização destes animais.

Valorização imobiliária

Adquirir uma casa ou apartamento em Cotia neste momento pode ser a garantia de um bom negócio. Com o crescimento do mercado imobiliário na cidade, as probabilidades de valorização são elevadas.

Nos últimos anos, Cotia registrou a instalação de diversos condomínios, de diferentes perfis de construção, o que inclui o mercado de luxo. Cada vez mais, a cidade é vista como boa alternativa por quem não deseja mais morar em São Paulo, mesmo que mantenha suas atividades profissionais na capital paulista.

Acesso a serviços

O crescimento imobiliário que Cotia tem registrado nos últimos anos está trazendo de carona uma nova leva de ofertas de serviço e comércio para a região. Neste período, novos shopping centers, hipermercados e diversos outros serviços têm se instalado no município.

A proximidade com a Capital também facilita o cotidiano de quem vive em Cotia. Tanto que muita gente que passou a viver na cidade ainda mantém seu trabalho em São Paulo. Da rodovia Raposo Tavares, um dos acessos ao município, é possível visualizar os novos empreendimentos imobiliários que estão sendo instalados na região.

Atrações para todos os gostos

Sem sair de Cotia é possível garantir lazer e diversão para toda a família. Além das diversas áreas verdes, a cidade conta com atrações, como o maior templo budista da América Latina, o Zu Lai, diversos zoológicos, o kartódromo internacional, a praça japonesa, entre outros.

Por tudo que descrevemos aqui, você acha que vale a pena morar em Cotia? Se sim, que tal fazer uma visita à cidade e conferir pessoalmente as suas atrações? Não se esqueça de buscar o auxílio de uma incorporadora de qualidade para localizar o imóvel ideal para viver com a sua família na cidade.

Que tal entrar em contato conosco e descobrir como podemos ajudá-lo a encontrar uma casa ou apartamento sob medida para você em Cotia?

Powered by Rock Convert
Autor

Escreva um comentário

Share This