Uma boa quantidade de iluminação natural em uma casa ou apartamento sempre é bem-vinda. A luz do sol é uma garantia de conforto e aconchego em todos os cômodos por onde ela ingressa. Por isso, é compreensível o fato de os imóveis com boa orientação solar serem mais valorizados, de modo que é importante saber optar entre face norte e face sul.

Mas, você sabe exatamente quando isso acontece? O que caracteriza a boa posição solar de uma casa ou apartamento? Confira neste post o que é preciso considerar no que se refere à luz do sol, no momento de avaliar um imóvel, e como escolher entre face norte e face sul para receber a iluminação solar.

Por que é importante a posição solar na hora da compra?

Não é à toa que os anúncios das imobiliárias citam a orientação solar dos imóveis, nem que essa seja uma as primeiras informações prestadas pelos corretores. A incidência do sol nas casas e apartamentos é um dos aspectos considerados pelos compradores no momento de escolher seu imóvel, assim como a localização e a metragem.

Um imóvel com boa orientação solar apresenta algumas vantagens que influenciam na qualidade de vida dos moradores. Saúde, bem-estar e até as finanças são afetadas pela qualidade da insolação na casa ou apartamento.

Uma quantidade de sol adequada mantém o conforto térmico do imóvel. Por isso, o ideal é que ele seja suficientemente aquecido no inverno, mas que não fique abafado no verão. A luz solar também é importante para controlar a umidade e evitar a proliferação de fungos.

O bolso do proprietário do imóvel também é afetado pela orientação solar. Primeiro, porque um bom volume de luz natural dispensa o uso prolongado da iluminação artificial, economizando energia. Além disso, imóveis com boa orientação solar costumam ser mais procurados e, consequentemente, mais valorizados. Estima-se em até 5% a valorização ocasionada pela boa presença de sol na casa ou apartamento. Nada mal para quem pensa no imóvel como um investimento.

Qual a orientação solar correta?

Não é possível afirmar, com 100% de certeza, qual a melhor orientação solar de um imóvel, até porque há uma margem de preferência do morador. Alguns podem desejar um volume grande de sol no imóvel, enquanto outros, nem tanto. Mas há algumas indicações importantes que podem ser feitas.

Uma delas é a de que a melhor orientação solar varia de acordo com a região do país onde fica o imóvel. A situação ideal nos estados do sul, por exemplo, não será a mesma daqueles localizados no Nordeste.

Como escolher entre face norte e face sul?

Via de regra, a face norte é considerada a mais adequada no hemisfério sul. Os imóveis voltados para essa direção recebem mais sol durante o dia, de maneira que são mais bem iluminados e mais protegidos contra a umidade e o mofo.

Em contrapartida, imóveis direcionados para o sul provavelmente serão mais frios e escuros. Para piorar, também podem ser mais úmidos e propícios à proliferação dos fungos, responsáveis pelo mofo. Além de gerarem menor conforto aos moradores, imóveis nessa situação podem agravar situações perigosas à saúde, como problemas respiratórios, por exemplo.

Porém, a maior incidência de sol nos imóveis voltados para a face norte não é, obrigatoriamente, uma vantagem. Se, nos estados do sul do Brasil, onde o inverno é mais rigoroso, a posição solar é importante para manter a casa ou apartamento aquecido, no Norte, esta condição pode se inverter.

Imagine no nordeste do Brasil, por exemplo, onde predomina o calor e os dias ensolarados, praticamente todo o ano. Nesse caso, a face norte pode não ser vantajosa, pois manteria o imóvel muito quente, especialmente no verão. Logo, a melhor orientação solar varia também de região para região.

É preciso lembrar, ainda, que raros são os imóveis cuja orientação solar provém de uma única direção. A maioria deles possui mais de uma face. Assim, é importante analisar a posição de cada cômodo. O ideal é que aqueles onde se permanece mais tempo, como a sala de estar e o quarto, tenham melhor conforto térmico.

Alguns cômodos, como a área de serviço, que não são espaços de permanência na casa, não necessitam ser privilegiados no que se refere à incidência de sol. Confira algumas sugestões de como planejar a orientação solar do seu imóvel, de acordo com cada cômodo:

Sala de estar ou jantar

Ambientes de grande permanência, as áreas comuns do imóvel necessitam de maior conforto térmico. Dependendo da região do país, o ideal é que recebam sol pela face norte ou mesmo leste, em uma posição de menor incidência de sol.

Quartos

É o ambiente onde as pessoas mais permanecem, na maioria das residências. Especialmente para o sono, precisa ser bastante confortável. A posição leste pode ser a mais indicada, pois mantém o ambiente aquecido durante o dia e mais agradável à noite.

Cozinha e banheiros

Embora sejam cômodos de menor permanência, precisam de alguma atenção no que se refere à posição solar. Na cozinha, por exemplo, o sol direto pode ser nocivo tanto a alimentos quanto a eletrodomésticos. Mas sua presença é importante para o controle da umidade e prevenção do mofo.

Por isso, o ideal é que esses cômodos recebam alguma quantidade de sol durante o dia, de forma moderada.

Quais os cuidados ao construir?

Se você ainda está construindo sua casa, a atenção à orientação solar deve ocorrer ainda na fase de projeto. Assim, você aproveita ao máximo a incidência da luz do sol. Caso o seu lote seja direcionado para a face sul, é preciso especial atenção ao projetar a residência.

Porém, se a construção ficará isolada, no centro do lote, por exemplo, é possível escolher quais os cômodos serão direcionados para a face norte, de maior incidência do sol. Nos locais mais quentes, uma alternativa para minimizar os efeitos do sol forte é aumentar a área de caimento do telhado, o que gera mais sombra e pode amenizar o calor.

Conforme você pode ver, a preocupação com a orientação solar não é um mero detalhe na hora de escolher um imóvel. Entender a influência que o direcionamento para a face norte e face sul terão na rotina dos moradores é importante para aumentar suas chances de satisfação com sua nova casa.

E que tal contar com uma ajuda especializada na hora de tomar essa e outras decisões relacionadas à compra do seu imóvel? Entre em contato conosco para que nossos especialistas possam ajudá-lo!

Powered by Rock Convert
Venosa
Autor

Blog da Venosa. Tudo para Realizar o Sonho da Casa Própria, dentro das faixas do Minha Casa Minha Vida.

Escreva um comentário

Share This