A gratificação natalina, mais conhecida como décimo terceiro salário, é um direito de todo o trabalhador brasileiro contratado pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O recurso extra, recebido no final do ano, é muito aguardado para ajudar a fechar o orçamento anual ou já ser separado para um futuro investimento.

Com a proximidade do mês de dezembro é hora de iniciar o planejamento: o que fazer com o décimo terceiro? Qual o melhor destino para o salário extra do final de ano? Confira neste post algumas sugestões de como aproveitar melhor a sua gratificação natalina.

Quite suas dívidas

Esse é um dos principais destinos do décimo terceiro salário dos brasileiros. A maioria das pessoas aproveita o pagamento extra para quitar dívidas acumuladas ao longo do ano. Mesmo que a tentação das compras de Natal esteja lhe atormentando, priorizar a quitação dos débitos pendentes pode garantir mais segurança para os meses seguintes.

Iniciar o próximo ano sem nenhuma pendência, com o nome limpo na praça, é a melhor providência que se pode tomar. Uma dívida em atraso, mesmo que renegociada, é sempre muito cara, especialmente no Brasil. Lembre-se de que, seja no cheque especial ou no cartão de crédito, temos as maiores taxas de juros do mundo.

Por isso, dê prioridade para as dívidas mais altas, com os custos mais elevados. Não se iniba em renegociar, pedir desconto para quitar os débitos. Se, mesmo com o décimo terceiro, você não conseguir pagar tudo, planeje o que faltar para que se encaixe em seu orçamento para o próximo ano de forma que não se torne uma bola de neve.

Programe as despesas do novo ano

Passada a euforia das festas de Natal e de Réveillon, há uma infinidade de despesas que chegam junto com o novo ano. Se você não se programar para pagá-las, poderá já iniciar 2019 com dívidas novas. Esse também pode ser um bom destino para o seu décimo terceiro salário.

É no começo do ano que temos que honrar com o pagamento de tributos diversos, como o IPTU e o IPVA. Quem deve para o Imposto de Renda também tem que acertar suas pendências com o Leão nesse período.

Se você tiver filhos, há mais uma relação de gastos e despesas com a matrícula da escola, uniforme e material escolar. O verão também é o período de férias e, depois de um ano de muito trabalho, você também merece descansar, quem sabe viajar. Como se pode ver, são diversas as despesas que precisamos encarar no início do ano. E o décimo terceiro salário é um grande aliado nessa hora.

Prepare uma reserva de emergência

Muitas vezes, as pessoas chegam ao final do ano com dívidas causadas não exatamente por dificuldades financeiras, como renda insuficiente ou pela aquisição de algum bem. Uma emergência ao longo do ano, como uma doença ou algum outro tipo de gasto inesperado, nos obriga a recorrer ao endividamento.

Essa é outra providência para a qual o décimo terceiro salário pode ser bastante útil: formar uma reserva de emergência que lhe garanta segurança financeira para situações inesperadas que podem ocorrer ao longo do ano.

E nunca subestime essa necessidade. Em matéria financeira, viver no limite é uma estratégia sempre muito arriscada. Você já imaginou o que aconteceria se perdesse o emprego nos próximos meses? Por quanto tempo suas finanças o sustentariam? Tenha isso em mente no momento de decidir o destino do seu décimo terceiro salário.

Faça um investimento

Caso suas finanças estejam mais organizadas e você não tenha dívidas e nem gastos elevados previstos para o início do ano seguinte, uma boa opção pode ser investir todo ou uma parte do seu décimo terceiro salário.

Muitas pessoas têm o desejo de se tornarem investidores, mas não dão continuidade a esse projeto justamente por falta de capital. A gratificação natalina é a oportunidade de iniciar-se nessa atividade com menor risco, já que assim você não precisa destinar o dinheiro do salário do mês para isso.

E você pode iniciar realizando investimentos conservadores, em que o risco de perda é pequeno. Com o tempo e experiência, vai se aventurando em opções mais rentáveis, tornando-se um investidor de fato.

Realize um grande projeto

Quem não tem um desejo antigo, um sonho a realizar e que sempre foi postergado por questões financeiras? Pode ser uma viagem ou a aquisição de algum bem específico, como um carro novo, por exemplo.

Que tal utilizar o seu décimo terceiro salário para tirar esse projeto do papel? Pode ser que o valor da gratificação natalina não seja o suficiente para realizar esse sonho, mas você pode transformá-lo em um marco, um ponto de partida para a execução desse projeto. Tudo dependerá de sua capacidade de planejar e de executar aquele plano.

Invista no seu imóvel próprio

O décimo terceiro salário também é uma oportunidade excelente para quem deseja adquirir seu imóvel próprio, morar em uma casa melhor ou simplesmente sair do aluguel. E há diferentes formas de se fazer isso.

Uma alternativa é utilizar o décimo terceiro como entrada em um financiamento de sua nova casa ou apartamento. Ou, pelo menos, parte dela. Ele pode ser o pontapé inicial da realização desse projeto. Se você já conta com outros recursos e falta pouco para completar o necessário para comprar o imóvel à vista, melhor ainda. Esse é o melhor destino que se pode dar ao seu décimo terceiro.

Caso você decida usar esse dinheiro extra de final de ano na aquisição de sua nova casa, o ideal é procurar uma boa incorporadora para identificar o melhor negócio possível. Além de localizar o imóvel ideal, você também poderá negociar as melhores condições para realizar a melhor transação e aproveitar ao máximo o seu capital.

Essas são algumas alternativas que você pode considerar ao decidir o que fazer com o décimo terceiro salário. A sua gratificação extra de final de ano pode ajudar na realização de diversos projetos, desde utilizada com planejamento.

E caso a sua opção seja por investir em um imóvel novo, entre em contato conosco. Podemos ajudá-lo a realizar excelentes negócios.

Powered by Rock Convert
Autor

Escreva um comentário

Share This