Comprar a própria residência é um investimento muito importante na vida de qualquer pessoa. Nesse sentido, é fundamental saber o que valoriza um imóvel e ficar atento aos elementos que influenciam diretamente no valor desse bem.

Mas, afinal, como saber se você vai fazer um bom negócio? Questões como oferta e procura, infraestrutura do bairro e segurança são fatores determinantes na hora de fixar um preço para a venda do imóvel, mas não é apenas isso. Existem características que podem fazer com que o bem sofra valorização ou desvalorização a médio e longo prazo.

Pensando nisso, reunimos uma lista contendo 8 fatores que determinam a valorização de um imóvel e que devem ser avaliados antes de qualquer compra. Confira!

1. Localização

A localização do bem é a primeira coisa que os interessados em comprar um imóvel costumam prestar atenção. E não é à toa. Esse elemento é um dos mais importantes para o mercado imobiliário no momento de estabelecer o seu valor de venda.

Imóveis localizados em regiões nobres, consideradas de alto padrão, são mais caros. Isso significa que um apartamento localizado em um bairro de luxo custa mais do que outro com o mesmo tamanho e características, mas que fica situado em um bairro de periferia, por exemplo. Da mesma forma, imóveis que ficam perto da região litorânea costumam ser mais caros do que aqueles construídos no interior.

No mesmo sentido, imóveis situados em grandes centros urbanos tendem a ser mais valorizados, uma vez que estão em uma localização privilegiada e perto da maioria dos estabelecimentos do comércio, hospitais, áreas de lazer etc.

Além disso, a tendência é que eles cresçam cada vez mais, o que é um fator indicativo de que aquele bem pode se valorizar com o tempo. Por outro lado, residências afastadas do centro costumam valer menos.

2. Proximidade a estabelecimentos comerciais

A proximidade ao comércio local — supermercados, lanchonetes, restaurantes, shoppings, farmácias, cinemas etc — também é um elemento muito importante e que influencia diretamente na decisão de compra dos interessados e, portanto, interfere no fenômeno de valorização do imóvel.

Claro que o fato de ter ao redor uma variedade de estabelecimentos comerciais traz praticidade e facilidade na rotina dos moradores. É possível fazer tudo a pé caso você desejar! Por outro lado, bairros afastados necessitam de transporte público para a locomoção — nesses casos, o ideal é possuir carro para poder se deslocar com mais conforto e segurança.

3. Acessibilidade

Morar em um bairro facilmente acessível por carro ou por transporte público — linhas de metrô, ônibus ou trem — é um elemento essencial capaz de interferir na qualidade de vida dos moradores. Afinal, ninguém quer ficar preso no trânsito até chegar ao trabalho. Muito menos perder várias horas do seu dia entre deslocamentos.

Por isso, antes de tomar a decisão sobre qual imóvel escolher, procure conhecer melhor a infraestrutura referente às obras e transportes públicos disponíveis e que podem estar previstos para atender o bairro futuramente.

4. Segurança

Ninguém deseja morar em uma região insegura, com altos índices de criminalidade. Todos desejam viver em paz, com tranquilidade e qualidade de vida. A violência é uma das grandes preocupações das pessoas interessadas em comprar um imóvel.

A maioria das cidades abriga regiões seguras e outras mais perigosas. Por isso, é essencial conhecer um pouco melhor a região e buscar saber quais são os locais mais tranquilos e que apresentam baixas taxas de assaltos e furtos, por exemplo.

Nesse sentido, também é importante prestar atenção na estrutura do imóvel com relação aos mecanismos de segurança que ele oferece — câmeras de vigilância 24 horas, porteiro, alarmes, cerca elétrica etc. Esses aparatos são essenciais para coibir e evitar que criminosos cometam delitos.

5. Tecnologia

As inovações tecnológicas estão presentes em diversos setores da nossa vida — e não poderia ser diferente nas residências. Por isso, estruturas como circuito interno de TV, interfone na portaria, porteiro eletrônico e portão eletrônico na garagem já são cada vez mais utilizados em condomínios, casas e prédios residenciais.

Essas características trazem praticidade, conforto e mais eficiência nas tarefas cotidianas dos moradores — além de valorizar o imóvel.

6. Condições internas do imóvel

Em regra, imóveis recém-construídos costumam ser mais valorizados do que aqueles mais antigos. Afinal de contas, uma residência com estruturas instaladas recentemente e com acabamento novo significa que as chances de apresentar problemas e o local precisar de reformas são pequenas.

Por isso, verifique a qualidade dos materiais que foram destinados à construção do imóvel e as condições de estruturas como fiação, sistema hidráulico e outros. Se desejar, faça uma manutenção preventiva para se certificar das condições do móvel.

7. Áreas para prática de esportes

Vivemos na era da saúde. A preocupação com uma vida saudável nunca esteve tão em alta. Nesse sentido, a busca por áreas de lazer como academias, quadras de esportes, parques para praticar caminhadas e corridas é um requisito cada vez mais exigido e com chances reais de melhorar a valorização do imóvel.

8. Vista

A vista que o bem proporciona é um elemento muito importante para a maioria das pessoas. Um imóvel com visão panorâmica da cidade ou com vista para o mar, com certeza vai valer muito mais do que um apartamento localizado nos primeiros andares.

É por isso que apartamentos, mesmo que sejam localizados no mesmo prédio, costumam ter preços de venda diferentes, uma vez que a vista do imóvel mais alto é melhor.

Depois de ler este artigo, certamente você já sabe o que valoriza um imóvel e já tem condições de analisar melhor as residências que for visitar. Por fim, poderá escolher aquela que mais agrada e tem alto potencial de valorização. Portanto, estude bem todos os elementos que foram mencionados e boa sorte na sua escolha. Se precisar, você pode contar com a ajuda de profissionais do ramo imobiliário capacitados que entendem sobre o assunto.

Está interessado em adquirir a casa própria, mas ainda tem dúvidas sobre o negócio? Seus problemas acabaram. Entre em contato conosco! Nós podemos auxiliá-lo e tirar as suas dúvidas! Oferecemos boas condições e soluções disponíveis no mercado imobiliário para que seus clientes realizem o sonho da casa própria.

Autor

Escreva um comentário

Share This