Adquirir um imóvel é um procedimento que exige uma série de cuidados. Desde a identificação do local mais adequado para o perfil do comprador até a assinatura do contrato, há diversos aspectos que precisam ser detalhadamente analisados.

Para executar todos os processos necessários nessa fase, é indispensável contar com o suporte de um profissional especialista no mercado imobiliário — alguém que possa orientá-lo nas negociações e esclarecer quanto aos resultados de cada decisão.

Neste post, vamos falar sobre porque contratar um corretor de imóveis no momento de realizar o sonho da casa própria. Confira:

O que faz o corretor de imóveis?

Para atuar no mercado imobiliário, o corretor precisa ser registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) do seu estado. Estão no Código Civil os deveres do profissional, entre eles: municiar os clientes com todas as informações referentes a documentações, certidões e eventuais dívidas dos imóveis em negociação.

Em sua rotina de trabalho, o corretor de imóveis desenvolve diferentes atividades: pode atuar como intermediário nas negociações de venda ou aluguel, realizar avaliações e prospecção de imóveis, entre outras.

Um bom corretor de imóveis conhece profundamente o mercado imobiliário, sabe identificar e localizar imóveis a partir do perfil do cliente e é capaz de conduzir todo o trâmite indispensável para a conclusão do negócio, atendendo às demandas tanto de compradores quanto de vendedores.

Confira alguns benefícios de contar com a consultoria desse profissional na hora de comprar seu imóvel:

Capacidade de avaliação do imóvel

Quem busca um imóvel por conta própria, em sites e portais imobiliários, encontra centenas de ofertas de casas e apartamentos que podem parecer excelentes negócios. As descrições sempre destacam os pontos positivos dessas unidades e, para o leigo, não é tão simples avaliar se o valor pedido é justo.

A capacidade de fazer essa avaliação é um dos benefícios de se contratar um corretor de imóveis. Antes mesmo de visitar a casa ou apartamento, o profissional é capaz de analisar alguns aspectos do negócio, como se o pedido do vendedor está dentro da realidade do mercado ou se a região onde o imóvel se localiza encontra-se em um momento de valorização.

Mesmo que o comprador se encante com a oferta de um imóvel que parece ser aquele dos seus sonhos, ouvir a avaliação do corretor é essencial para que o negócio não se transforme em um pesadelo. O profissional faz a sua análise de forma técnica e sem o aspecto emocional que envolve o comprador nesse momento.

Tempo e dedicação

Mesmo que você deseje participar ativamente da busca do seu imóvel, dificilmente, terá disponibilidade para fazê-lo. A localização de um imóvel para aquisição é uma tarefa que deve ser feita com toda a calma para analisar os pormenores das diferentes ofertas.

Esse é o trabalho do corretor de imóveis. O profissional reserva um tempo em sua agenda para prospectar residências de acordo com o perfil dos compradores. Ele verifica valores, prazos, condições das casas e dos apartamentos ofertados e reserva aqueles que melhor se adaptam à sua necessidade.

Dessa forma, enquanto o comprador dedica-se ao seu próprio trabalho e aos seus afazeres, o corretor prepara um rol de imóveis direcionados para suas necessidades, economizando o tempo do cliente e aumentando as chances de acerto na aquisição.

Habilidade de negociação

Mesmo que o comprador seja uma pessoa com boa capacidade de negociação, o mercado imobiliário apresenta algumas características que exigem conhecimento específico. Por isso, a simples habilidade de negociar não é garantia de se fechar um bom negócio.

Neste item, conta a favor do corretor de imóveis não apenas a experiência em intermediar procedimentos de compra e venda. O profissional estuda constantemente o mercado, preparando-se para as diferentes situações que possam surgir.

O corretor tem condições de identificar aspectos da negociação que dificilmente um comprador leigo no mercado imobiliário enxergaria. Ele domina os jargões e as rotinas de uma negociação de compra de imóveis e sabe antecipar eventuais dificuldades.

Lembre-se de que o corretor de imóveis não é simplesmente um mensageiro entre vendedor e comprador, levando informações de uma parte à outra. Ele efetivamente negocia melhores condições na transação, considerando as demandas e capacidades do seu cliente, buscando sempre garantir um acordo mais justo e vantajoso.

Logo, contar com a consultoria desse profissional é uma garantia de segurança para a sua compra.

Domínio dos trâmites legais

Mesmo quando se identifica uma boa oportunidade de negócio, é preciso lidar com uma série de trâmites burocráticos que podem atrasar ou, até mesmo, impedir a compra do imóvel. A legislação imobiliária é um tanto complexa e, para os leigos, pode ser bem difícil cumprir com todos os processos.

São prazos, documentos, certidões e procedimentos que podem variar de acordo com o perfil dos vendedores, compradores e do imóvel. Geralmente, esses processos têm período específico para serem executados, e parte da documentação tem validade limitada.

Conhecer bem esses trâmites é importante para agilizar o negócio. Em muitas etapas, é preciso pagar pelas custas de documentos e cartórios, investimento que pode ser perdido se a transação não avança. Conhecer bem esses processos  a missão do corretor de imóveis — faz uma grande diferença na hora de concluir o negócio.

Pagamento encaminhado

Por fim, cabe lembrar que o corretor de imóveis conduzirá a busca do imóvel e a negociação a partir do perfil do seu cliente. Se você depende de uma determinada linha de financiamento para realizar o sonho da casa própria, como o Minha Casa Minha Vida, por exemplo, seu corretor considerará esse aspecto em todo o processo.

Assim, quando ele apresentar uma oferta de imóvel, ela já estará adequada às suas condições de pagamento, e o corretor poderá, inclusive, orientá-lo quanto aos trâmites para agilizar a obtenção do seu crédito.

Esses são alguns motivos que explicam por que contratar um corretor de imóveis é uma medida importante para quem pretende adquirir sua casa própria. A consultoria do profissional é essencial para se fechar um negócio de forma segura, sem dores de cabeça no futuro.

Na Venosa Empreendimentos Imobiliários, sempre orientamos nossos clientes a buscarem o auxílio de corretores de imóveis e de boas imobiliárias, preparadas para atender a todas as suas necessidades. Entre em contato conosco que nossa equipe terá todo o prazer em auxiliá-lo na realização do sonho de comprar sua casa própria.

Powered by Rock Convert
Venosa
Autor

Blog da Venosa. Tudo para Realizar o Sonho da Casa Própria, dentro das faixas do Minha Casa Minha Vida.

Escreva um comentário

Share This