Alcançar uma boa qualidade de vida é uma necessidade de todo ser humano. Todos desejamos uma vida melhor, com saúde e equilíbrio em todas as esferas. Pode-se atingir isso por meio da atenção constante aos cuidados pessoais, como também pelo apoio emocional recorrente proporcionado por outras pessoas. Nesse sentido, a família é de suma importância, funcionando como uma base para cada um de nós.

Por mais que possamos nos sentir realizados por conta de nossas conquistas individuais, sem o acompanhamento de uma qualidade de vida familiar essa felicidade pode não ser completa. É preciso que todos os membros da família estejam em união e, juntos, igualmente felizes. Quer saber como conseguir isso? Leia este artigo e saiba mais sobre a qualidade de vida familiar!

Conceito de qualidade de vida

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de qualidade de vida se refere à “percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Em outras palavras, esse termo envolve o nível de qualidade em tudo que cerca a vida de uma pessoa. A qualidade de vida pode englobar uma série de fatores, tais como a saúde, o ambiente social, a satisfação pessoal e as relações interpessoais de um indivíduo.

Por vezes, a qualidade de vida, a satisfação com a vida cotidiana, é erroneamente confundida com o padrão de vida. Embora o padrão de vida possa exercer uma relativa influência sobre a qualidade de vida, ele está mais ligado ao poder aquisitivo e às conquistas materiais.

Qualidade de vida familiar

Apesar de a qualidade de vida também ser comumente associada ao individual, seu nível também afeta àqueles que cercam a pessoa no seu âmago mais íntimo. A família e o bem-estar dela têm um papel muito importante na nossa realização pessoal. Logo, a qualidade de vida familiar envolve a satisfação de todos os entes queridos.

A importância da família na nossa vida pode significar uma motivação para seguir em frente, independentemente de dificuldades. A família também funciona como um porto seguro, dando suporte para que possamos prosseguir sempre firmes e não desistamos de nossos objetivos perante possíveis imprevistos.

Para que isso ocorra, é necessário ter um ambiente familiar harmonioso em que todos se tratam com muito respeito e companheirismo. Caso contrário, a falta de união e o ambiente familiar tóxico podem ser nocivos à qualidade de vida de todos que fazem parte da família.

Dicas para alcançar uma boa qualidade de vida

Para obter uma qualidade de vida familiar melhor é necessário encontrar novos hábitos que estimulem a felicidade. Os membros da família devem buscar atividades que os façam se sentir realizados. A seguir, veremos algumas dicas de melhoria de qualidade de vida.

Tenha um cuidado especial com a saúde

Como diria Paulo Cintura, “saúde é o que interessa e o resto não tem pressa”. A atenção à saúde, tanto física quanto mental, é essencial para o nosso bem-estar. Há várias maneiras de se conquistar isso e todas envolvem a readaptação de hábitos e rotinas.

É preciso estar atento quanto à alimentação correta, praticar atividades físicas com regularidade e consultar-se com médicos ocasionalmente para ter certeza de que tudo está bem, em prol da preservação da saúde. Além disso, visando uma boa saúde mental, deve-se procurar aliviar o estresse inevitável do dia a dia por meio de atividades e momentos relaxantes com pessoas queridas.

Reserve um tempo para você mesmo

Por último, procure reservar um tempo especial só para você. Isso significa eventualmente tirar pequenas férias e se dedicar a fazer coisas que realmente gosta. Uma boa ideia é buscar um hobby que o satisfaça e mantenha-o ocupado em seu tempo livre. O importante é que a atividade escolhida seja prazerosa para quem a faz.

Esse tempo reservado também pode ser utilizado para conhecer melhor a si mesmo. Utilize-o para ir em busca de conhecimento sobre seus próprios defeitos e qualidades, gostos e desgostos. É preciso se autoexaminar minuciosamente para encontrar a própria motivação, seja na vida afetiva ou profissional.

Preserve a harmonia dentro de casa

Um ambiente caseiro com qualidade de vida familiar precisa ter a harmonia entre seus membros. Para isso, deve-se buscar sempre a abertura para o diálogo para sanar eventuais problemas, sem discussões acaloradas e autoritárias. Todos devemos ter a capacidade e a disposição para ouvir o outro, por mais que o pensamento seja divergente.

É preciso respeitar as individualidades de cada um, aceitando cada pessoa da família como ela é. Além disso, é essencial demonstrar o amor que você sente pelos seus familiares por meio de gestos simples como um beijo ou um abraço inesperado.

Obtenha uma moradia própria

O sonho da casa própria é bastante comum para quem busca por uma melhor qualidade de vida familiar. Quem conquista uma moradia própria vê-se livre de despesas com alugue e pode desfrutar o sossego do seu lar com a mais absoluta tranquilidade.

A casa própria é sinônimo de independência e é necessário um planejamento financeiro adequado para se comprar um imóvel. Mas é um investimento que ficará para o resto da vida e pode, inclusive, auxiliar futuras gerações. Indo mais além, é possível imaginar esse lar dos sonhos, organizado e decorado de acordo com o gosto pessoal dos seus habitantes. Ao dar identidade à casa própria, ela se torna um refúgio, um ambiente acolhedor permanente para todos os momentos da vida.

Como visto ao longo do texto, o conceito de qualidade de vida se expande em diversas possibilidades que tornam a nossa vida mais feliz. A família pode ter uma importância vital nesse processo, participando ativamente na nossa vida com apoio constante e incondicional. Sendo assim, alcançar a qualidade de vida familiar torna-se uma necessidade indispensável para a realização pessoal.

Gostou deste artigo sobre a importância da qualidade de vida familiar? Não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e levar este conteúdo a outras pessoas. Marque seus amigos

Venosa
Autor

Blog da Venosa. Tudo para Realizar o Sonho da Casa Própria, dentro das faixas do Minha Casa Minha Vida.

Escreva um comentário

Share This