O espelho é um dos elementos mais ecléticos e funcionais que se pode utilizar em uma decoração. Independentemente do estilo adotado, ele pode ser adaptado com sucesso em praticamente qualquer projeto. Trata-se de uma das poucas peças que conta com unanimidade entre os decoradores.

A decoração com espelho pode ser adotada em qualquer tipo de imóvel e também em qualquer cômodo. Grandes, pequenos, lisos, emoldurados, há uma infinidade de opções que podem ser empregadas para utilizar a peça. E dificilmente se erra com elas.

Neste post, abordamos alguns benefícios e algumas opções de decoração com espelho que podem fazer sucesso em sua casa. São apenas algumas dicas dentre os milhares de usos que se pode dar a esse objeto, de acordo com o seu gosto e a sua criatividade. Confira!

Por que investir em decoração?

Antes que você se questione sobre o quanto vale a pena investir em espelhos para a sua casa, é interessante refletir sobre a importância da decoração para uma casa ou apartamento. Mais do que um capricho, trata-se de um investimento tanto para o seu bem-estar quanto no seu patrimônio.

A harmonia proporcionada pela decoração torna o ambiente mais agradável, garantindo uma sensação de prazer em frequentar aquele cômodo. A decoração está relacionada também com a rotina e com o estilo de vida dos moradores e tem, entre suas funções, fazer com a pessoa sinta-se bem em seu lar.

A decoração é fundamental para transformar um ambiente num canto especial onde você recarrega suas energias. As cores, objetos, texturas e contrastes da casa são, portanto, essenciais para o seu bem-estar.

Além disso, o ambiente decorado dá um novo sentido ao ato de receber a família e os amigos, pois a decoração maximiza o prazer de estar com as pessoas de que gostamos e com quem sempre queremos compartilhar momentos agradáveis.

Por fim, uma casa bem decorada é valorizada pelo mercado imobiliário. Se uma pessoa se sente bem quando está em um imóvel — efeito obtido com uma boa decoração —, ela será atraída por ele, o que pesa muito na decisão de compra.

Como utilizar o espelho em sua decoração?

Há uma infinidade de usos decorativos em que o espelho pode ser aplicado com sucesso. Confira alguns deles.

Com molduras

O uso de espelhos emoldurados reflete toda a sua versatilidade, pois permite adequá-los a qualquer estilo decorativo. Grandes, pequenas, utilizadas de forma isolada ou em composições, as molduras dão a personalidade desejada ao espelho.

Nos móveis

Uma mesa de centro, um rack ou um aparador com aplicações de espelho podem ficar com outra cara. Esse uso, embora promissor, exige parcimônia, pois o exagero pode deixar o ambiente pesado.

Nos corredores e áreas de circulação

Espelhos podem substituir com sucesso os quadros nas áreas de circulação da casa ou, ainda, no hall de entrada com uma vantagem: sempre há a opção de conferir como está o visual antes de sair ou receber uma visita.

Em várias opções no banheiro

O espelho pode ser utilizado de diferentes formas no banheiro. Dependendo do tamanho do cômodo, pode ocupar a parede inteira ou compor o espaço junto à pia ou ao balcão. Fica bem liso ou com moldura. Também vale arriscar com iluminação, que pode ser do tipo camarim ou com fios de led.

Na cozinha

Para quem não tem receio de ousar, é possível deixar a cozinha mais sofisticada utilizando espelhos. Eles vão muito bem quando a decoração é mais sóbria, com metais cromados ou, ainda, em aço escovado.

No quarto

Nos dormitórios, eles são essenciais. E, de preferência, devem ser verticais. Mas é possível utilizá-los de diferentes formas. Sob a guarda da cama, substituindo quadros, ou na porta de um armário, por exemplo.

Na sala de jantar

O espelho na parede tem o poder de transformar uma acanhada sala de jantar em um ambiente mais amplo e aconchegante. Ele disfarça uma eventual sensação de aperto, deixando seus convidados mais à vontade no cômodo.

Quais os benefícios do espelho na decoração?

O espelho pode ter variadas funções em um projeto de decoração. Por isso ele desfruta de tanto prestigio entre os decoradores, que o aplicam nos mais variados estilos, tipos de imóveis e cômodos.

Altera a percepção de tamanho do ambiente

Fazer com que um cômodo pareça maior é um dos mais tradicionais objetivos do uso de espelhos na decoração. Utilizada tanto em sentido horizontal quanto vertical, a peça garante uma sensação de profundidade que pode dar a impressão de que o ambiente tem o dobro de seu tamanho real.

O único cuidado nesse uso diz respeito a eventuais imperfeições do projeto ou do cômodo. É preciso ficar atento, pois elas também serão ampliadas com o efeito do espelho.

O que nem todo mundo se dá conta é de que o espelho pode ser utilizado também com o objetivo inverso: para tornar um ambiente muito grande e com poucos elementos decorativos mais aconchegante, é possível utilizá-los para alterar a perspectiva. Esse efeito é obtido utilizando muitas divisões ou reduzindo o ângulo entre o espelho e o chão.

Traz mais luminosidade

Aberturas pequenas podem reduzir a claridade do ambiente, comprometendo o aconchego esperado em um cômodo. O uso de espelhos pode auxiliar a ampliar a luminosidade, refletindo a luz natural.

Além de elegante, essa pode ser uma alternativa ecológica e econômica para ampliar os pontos de iluminação. O espelho pode ainda suavizar ambientes onde o piso ou a própria decoração é escura, tornando o cômodo mais leve.

Garante requinte à decoração

O espelho pode ser o toque final em uma decoração que prima pelo requinte. E isso pode ser feito em diferentes cômodos da casa. Nos dormitórios, podem ser utilizados em vários formatos e tamanhos. No banheiro, eles ficam bem cobrindo uma parede inteira. Já na sala, aplicados lisos ou com algum tipo de moldura.

Essas são algumas opções de decoração com espelho, um dos itens mais versáteis que se pode lançar mão para tornar a sua casa mais aconchegante. Com um pouco de criatividade, eles se adaptam a qualquer estilo e garantem mais aconchego e elegância ao imóvel.

Gostaria de saber mais sobre o mercado imobiliário e decoração? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de nossas novidades, sempre em primeira mão.

Autor

Escreva um comentário

Share This