Quando se pensa na decoração de apartamentos pequenos, é preciso ter em mente a necessidade de valorizar ao máximo todos os espaços, sempre buscando garantir mais amplitude aos cômodos.

Seja ou não a compra do primeiro apartamento, é preciso saber que os acabamentos são aspectos muito importantes. A escolha correta das cores, estilos e padronagens ajuda a obter um efeito de ampliação dos ambientes, tornando o imóvel mais aconchegante.

Neste post, reunimos algumas dicas para quem procura tipos de pisos para apartamentos pequenos que possam valorizar todos os espaços. Confira!

Como escolher o piso para o apartamento

Antes de detalhar as características dos tipos de pisos mais comuns no mercado, a seguir vamos abordar os aspectos precisam ser considerados no momento de fazer essa escolha.

Rotina da casa

A definição do tipo ideal de piso para cada cômodo do apartamento deve levar em consideração a rotina da casa e a forma como aquele ambiente é utilizado. Nos dormitórios, por exemplo, onde a circulação geralmente é menor, pode-se optar por um piso mais sensível ao uso, como o laminado.

Já em áreas de grande movimentação, a escolha deve ser outra. Quem convive em uma casa com crianças, sempre sujeitas a acidente (como água derramada no piso) ou mesmo quem tem animais de estimação deve priorizar uma opção mais resistente e fácil de limpar, como o porcelanato e a cerâmicas.

Além disso, é evidente que áreas como cozinha e banheiro, sujeitas à ação da umidade, devem receber pisos diferentes do restante do apartamento, que não sofrem essa influência.

Facilidade de manutenção

Outra consideração importante é quanto à forma de limpeza e de manutenção do piso. Ela pode variar para cada tipo de piso, alguns são extremamente práticos e outros nem tanto, exigindo alguns cuidados especiais.

As cerâmicas, por exemplo, são bem cuidadas apenas com água e algum produto de limpeza de uso geral. Já outros pisos, como lajotas ou ladrilhos, exigem tratamento especial, com o uso de ceras de forma regular para ajudar na sua proteção e dar mais brilho.

Por isso, ao fazer a sua escolha, é importante você considerar não somente o quanto o cômodo vai estar exposto à sujeira, mas também a sua disponibilidade para limpá-lo em longo prazo após investir no imóvel.

Processo de instalação

Muita gente, na hora de escolher o piso, leva em consideração a praticidade e facilidade na instalação. Muitos até escolhem um modelo que eles próprios consigam fazer a instalação, como alguns tipos de pisos vinílicos. Essa é uma forma de baratear o custo, dispensando o instalador.

Por outro lado, alguns tipos de piso exigem instalação por meio de mão de obra especializada, não sendo possível dispensar o profissional. Esse trabalho pode, de fato, elevar o custo final do seu piso.

Mas lembre-se de que o piso escolhido fará parte da decoração do seu apartamento por um longo tempo. Não é tão fácil trocá-lo como se fosse um tapete ou um móvel, por exemplo. Talvez economizar nessa etapa não seja uma boa alternativa e gere descontentamento ou mais gastos no futuro.

Mais amplitude

Por último, uma dica interessante: se a sua principal preocupação é realmente com a ampliação do espaço do seu pequeno apartamento, o ideal é escolher o mesmo tipo de piso para todos os cômodos. Sem demarcação entre os ambientes, há a sensação de que o espaço é maior. Outro truque para ressaltar esse efeito é escolher sempre tonalidades mais claras de pisos.

Qualidade dos produtos

Embora apresentem variação quanto à resistência e durabilidade, todos os tipos de pisos exigem alguns cuidados e podem se deteriorar com o tempo ou a falta de manutenção. Mas é bastante importante também escolher produtos de boa qualidade. Por isso, pesquise bastante antes de escolher o melhor tipo e a melhor marca para o seu piso. Confira os melhores preços e busque referências de qualidade para fazer uma boa compra.

Os tipos de pisos para apartamentos pequenos

Confira a seguir alguns tipos de pisos para apartamentos pequenos e escolha qual o melhor para o seu:

Porcelanato

Trata-se de um tipo de piso muito popular, tanto pela sua variedade de estilos quanto pela sua versatilidade. Além de oferecer diferentes opções de texturas e acabamentos, podendo harmonizar-se com os mais variados tipos de decoração, esse piso fica bem em ambientes internos e externos.

O porcelanato também apresenta boa resistência à água e é de fácil manutenção, o que é um ponto positivo quando se pensa em integrar ambientes como a cozinha e a sala. Mas, em geral, ele apresenta bom resultado aplicado em todo o apartamento.

Vinílico

Feito em PVC, o piso vinílico tem sido muito utilizado em diferentes tipos de projetos. O vinílico conta, entre as suas vantagens, com a boa absorção acústica e o fato de ser térmico e antialérgico. Ele é de rápida instalação, apresentando a facilidade de ser instalado sobre o piso original do imóvel.

Também oferece várias opções em relação a texturas e padrões e pode adequar-se a diferentes tipos de decoração. Entre os cuidados que o piso vinílico exige, estão a atenção com a exposição ao sol, pois a forte luz solar pode danificar a sua cor original, e o excesso de água, que também pode lhe causa danos.

Laminado

Com preço bem acessível e instalação simples, o piso laminado é outra boa opção para apartamentos pequenos, especialmente nos tons claros, que dão amplitude aos cômodos. Ele também é de fácil limpeza e manutenção, outro ponto muito importante.

Bastante durável, o piso laminado é uma boa opção se você procura garantir um ambiente aconchegante e elegante para o seu pequeno apartamento. Mas fique atento a alguns cuidados: o piso laminado não pode ser molhado e nem exposto ao sol constantemente, pois isso pode fazer com que ele se desbote.

Esses são alguns tipos de pisos para apartamentos pequenos que você precisa conhecer antes de decidir qual é o melhor para o seu lar. Uma boa dica para acertar nessa escolha é procurar ajuda especializada. Um profissional experiente pode ajudá-lo a encontrar a solução mais adequada, ao garantir praticidade e harmonização do piso com a decoração do seu lar.

Este conteúdo foi útil para você? Gostaria de saber mais sobre mercado imobiliário e todos os nossos empreendimentos? Então, siga nosso perfil no Facebook e receba todas as nossas novidades!

Venosa
Autor

Blog da Venosa. Tudo para Realizar o Sonho da Casa Própria, dentro das faixas do Minha Casa Minha Vida.

Escreva um comentário

Share This