Os apartamentos menores são uma tendência do mercado imobiliário atualmente. Quando bem projetados, mesmo que compactos, eles reúnem toda a estrutura que se pode esperar de um bom imóvel.

E, ao contrário do que muita gente pensa, suas dimensões reduzidas não impedem que sejam decorados de diferentes formas. Para tanto, podem ser adotados os mais variados estilos.

Por isso, preparamos este artigo com algumas dicas de decoração para apartamentos pequenos. A seguir, vamos mostrar como é possível imprimir sua personalidade nesse tipo de imóvel. Continue a leitura e confira 7 truques para acertar na decoração dos espaços menores!

1. Deixe o espaço aconchegante e funcional

As duas caraterísticas são muito importantes de se ter em mente no momento de decorar um apartamento pequeno. É essencial que tal trabalho valorize cada canto dos cômodos, dando amplitude ao imóvel.

Ao mesmo tempo, não se pode comprometer a funcionalidade dos ambientes ou a circulação dos moradores.

2. Atente às medidas dos cômodos

Antes de pensar na decoração e na mobília de um apartamento pequeno, o primeiro cuidado é saber quais são suas dimensões. Já que não se dispõe de uma área tão grande e é indispensável aproveitar todos os espaços, é muito importante saber qual a metragem exata disponível.

Por isso, meça criteriosamente cada cômodo. Todos os cantos devem ser considerados. Não se esqueça de checar a altura do pé direito, o espaço da sacada ou eventuais desníveis entre os ambientes. Todos esses elementos podem ser aproveitados em um bom projeto de decoração.

3. Explore os espelhos

Uma solução com custos relativamente baixos e excelentes resultados para decorar apartamentos pequenos é o uso de espelhos. Tal acessório garante uma sensação de amplitude ao imóvel, fazendo com que ele pareça ser consideravelmente maior do que realmente é.

Há várias formas de se usar o espelho. Acertando o ponto correto para instalá-lo, é bem provável que o cômodo cresça. Ele também pode ser adotado em diferentes lugares da casa, com os mesmos resultados.

Na sala, por exemplo, usá-lo junto à mesa de jantar é uma boa pedida. Já no quarto, experimente instalar o espelho nas portas dos armários ou sobre a guarda da cama. Criatividade é a chave para ter sucesso no uso desse recurso.

Outro benefício que se pode obter dos espelhos é a maximização da luz natural, por meio de sua reflexão ou mesmo do aproveitamento da paisagem externa nele refletida. Isso valoriza o ambiente.

4. Experimente a integração dos ambientes

Quando os ambientes são integrados, o apartamento ganha amplitude. Cozinha, sala e sacada são cômodos que costumam ser integrados por artifícios de decoração, o que garante mais aconchego ao espaço.

Uma alternativa um pouco mais elaborada é derrubar alguma parede para melhor integrar os cômodos — mas essa opção exige alguns cuidados. Primeiramente, não será possível aplicá-la em todos os imóveis.

É fundamental que um arquiteto ou engenheiro avalie se tal alteração causará algum risco ou prejuízo à estrutura do prédio. Caso a compra do imóvel ocorra ainda na planta, verifique as possibilidades de customização com a construtora. Nesse caso, pode ser mais simples integrar os ambientes.

Para montar uma cozinha americana, por exemplo, basta uma abertura na parede, com a instalação de uma bancada ou mesmo uma ilha. Essa mudança já dará outra roupagem para todo o espaço, ampliando a área de estar do apartamento.

5. Use as cores para ampliar o imóvel

O uso correto das cores pode trazer excelentes resultados quando o objetivo é aumentar um ambiente. Os tons claros, especialmente quanto adotados próximos das janelas, rebatem a luz e garantem mais amplitude.

A contrapartida, nesse caso, não é absoluta: cores escuras não estão descartadas na decoração de apartamentos pequenos. Porém, tais opções devem ser aplicadas com parcimônia em seu projeto. Se você não abre mão delas, experimente usá-las em alguns móveis ou apenas uma das paredes do cômodo.

Esse contraste, que pode ser útil para dar profundidade à peça, deixando-a maior, deve ser atingido também com os objetos coloridos, como quadros ou almofadas.

6. Capriche na escolha dos móveis

A maneira como você utilizará os móveis em seu apartamento pequeno pode definir o quão aconchegante e funcional ele será. Tenha muito cuidado para não tornar o ambiente sufocante, ocupado com peças grandes. Fuja, por exemplo, dos conjuntos estofados de grandes dimensões.

A forma mais prática de mobiliar um apartamento pequeno é utilizar móveis planejados. Se comparado com os modelos prontos, eles permitem aproveitar melhor os espaços. Mas tal solução pode ter um custo mais elevado, sendo que há alternativas a ela.

Você pode, por exemplo, optar por móveis funcionais, como estantes ou biombos que servem como divisória, ou pelo estilo “dois em um” — como os sofás que viram camas. Uma decoração mais clean, no estilo menos é mais e com o mínimo de itens possível, garante a funcionalidade e uma boa circulação nos cômodos.

Na sala, usar mobílias que possam ser trocadas de lugar, como os pufes, é uma ótima opção para ter versatilidade. Opte também por equipamentos que possam ser embutidos na parede, como as TVs em LED, que economizam espaço e aliviam o ambiente.

7. Torne a cozinha funcional

Para cada cômodo do apartamento, é possível pensar em soluções que preservem sua funcionalidade. Na cozinha, por exemplo, há uma série de pequenos truques que pode fazer toda a diferença quando o ambiente é reduzido.

Os fogões do tipo cooktop ocupam pouco espaço e são bem modernos e transados. Utensílios de uso diário, dispostos em ganchos ou prateleiras altas, com portas transparentes, também garantem um estilo diferenciado à cozinha.

Você pode, ainda, lançar mão de artifícios como o uso de mesas e bancadas retráteis, que podem ficar dobradas e ocultas enquanto não são usadas.

E então? O que achou de nossas dicas de decoração para apartamentos pequenos? Provavelmente, elas vão ajudá-lo a deixar seu lar com a sua cara e o seu estilo.

E que tal dividir as sugestões deste conteúdo com seus amigos? Compartilhe-o nas redes sociais e troque mais ideias sobre decoração com seus contatos!

Venosa
Autor

Blog da Venosa. Tudo para Realizar o Sonho da Casa Própria, dentro das faixas do Minha Casa Minha Vida.

Escreva um comentário

Share This