Comprar apartamento e sair do aluguel é o sonho de muitos brasileiros. A hora de escolher o seu imóvel é, sem dúvida, um grande momento. Geralmente, o comprador vai avaliar em qual bairro deseja estabelecer moradia, a quantidade de quartos, o espaço para receber amigos e, claro, o quanto pode gastar e qual o prazo do financiamento. Avaliar todas essas questões e encaixá-las nas suas possibilidades vai te livrar de futuras dores de cabeça.

Fazer um planejamento econômico é o primeiro passo para conquistar esse grande objetivo. Mas não é o único ponto que deve ser levado em consideração para a compra do tão sonhado apartamento. Você deve ficar atento a vários detalhes do processo de compra do imóvel para não se deixar levar pela emoção e acabar agindo por impulso.

Quer fazer uma boa compra? Selecionamos os 8 erros mais comuns na hora de finalizar a compra de um apartamento. Acompanhe nosso post e fuja deles!

1. Desconhecer a reputação da imobiliária

Estudar sobre a imobiliária é algo que poucas pessoas fazem. Saber a reputação da empresa é uma das maiores garantias que o futuro comprador pode ter.

Inicie sua pesquisa no próprio site da imobiliária e também na página oficial no Facebook, no campo “recomendações”. Os comentários das pessoas sobre o estabelecimento e a forma como a equipe de atendimento reage a críticas, dúvidas e elogios são pontos que evidenciam a postura da imobiliária.

Você pode recorrer também aos sites de reclamações. Analise o número de insatisfações, os motivo delas, o modo como a empresa solucionou os problemas e o tempo que a empresa levou para resolver o impasse.

Por meio do CNPJ da imobiliária, você pode consultar no Procon e no Tribunal de Justiça do Estado alguma informação sobre dívidas e processos contra a empresa.

2. Não verificar o registro e a autorização do corretor

O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI) é um órgão de competência estadual que fiscaliza as imobiliárias e os corretores de imóveis. O CRECI mantém o registro de todas as pessoas autorizadas a intermediar o comércio de imóveis em cada estado.

O golpe de falso corretor é comum, e, para evitar esse tipo de situação, pergunte o número do CRECI da pessoa que se apresentou como profissional responsável e faça uma consulta ao Conselho de seu estado.

3. Assinar documentos sem ler

Cometer esse erro pode causar sérios problemas a você ao comprar o apartamento dos seus sonhos. Leia tudo antes de assinar o contrato. Às vezes, na pressa ou até mesmo na ansiedade para fechar a compra, você queira assinar o contrato sem, antes, terminar de ler ou fazer uma interpretação detalhada. Fuja disso!

Nunca assine o documento antes de uma minuciosa leitura. Infelizmente, existem no mercado pessoas de reputação duvidosa, que podem vir a tirar proveito da situação de euforia e, propositalmente, diminuir as suas obrigações, colocando o comprador em risco.

É importante que você conte com a ajuda de um profissional da área, como um advogado ou um corretor de sua confiança, para te auxiliar com alguns termos técnicos ou cláusulas duvidosas.

4. Não conhecer bem o imóvel

Depois de selecionar os apartamentos que se encaixam no seu planejamento, viste todos e compare uma série de características, como localização, espaço do imóvel, iluminação, barulhos externos, dentre outros.

Depois de descartar algumas opções de imóveis, marque outra visita naquele de que mais gostou. Fazer apenas uma visita não permite que você realmente conheça o seu futuro apartamento. É importante fazer as inspeções em horários diferentes, por exemplo, para conhecer as condições do trânsito no bairro e a incidência da luz solar nos ambientes internos.

Para ter certeza e não errar na hora de fechar o contrato, agende ao menos uma visita no final de semana, para verificar a movimentação em torno do condomínio e, assim, evitar surpresas desagradáveis.

5. Comprar apartamento sem organizar as finanças

Ao comprar um apartamento, as suas despesas não se resumirão em pagar parcelas. Um imóvel gera gastos, e você precisa estar ciente de que esses custos extras devem caber no seu bolso. Logo, é importante que você organize seu orçamento.

Comprar um apartamento é um bom investimento, mas não comprometa toda a sua renda com despesas fixas do imóvel. Fazendo um planejamento financeiro familiar, você terá o controle do plano doméstico, considerando itens como alimentação, saúde e educação. Assim, você não vai se enrolar em dívidas futuras.

6. Fechar a compra em desacordo com o cônjuge

Você deve ficar bem atento a essa situação. Certifique-se de que o (a) companheiro (a) concorda com a sua decisão de comprar apartamento. Se a aquisição for realizada sem o conhecimento da outra pessoa, o negócio pode ser anulado, e você perderá o imóvel.

O mesmo pode acontecer quando um herdeiro começa a se desfazer de bens sem que os demais tomem ciência. Você precisará recorrer à justiça para não ficar no prejuízo.

7. Desconsiderar o condomínio do prédio

A despesa de condomínio precisa ser levada em conta no momento de comprar apartamento, mas algumas pessoas acabam esquecendo-se dela. A consequência disso pode ser desastrosa, a ponto de modificar o padrão de vida da família.

Por isso, antes de adquirir um imóvel, informe-se sobre esse tipo de custo. Se o apartamento estiver na planta, tenha cuidado redobrado. Certifique-se de quantas unidades o empreendimento terá e qual será a infraestrutura da área de lazer. Esses itens são determinantes para a elevação da taxa do condomínio.

8. Tomar a decisão com ansiedade

Comprar um apartamento requer, além do planejamento financeiro, um equilíbrio emocional. Não cometa o erro de se envolver emocionalmente com o apartamento que pretende comprar.

Decidindo com ansiedade você estará correndo o risco de não raciocinar dentro das razões necessárias. Reflita de maneira sensata a respeito de cada detalhe antes de fechar o contrato, afinal, você estará dando um grande passo na sua vida.

Realizar o sonho de comprar apartamento exige um planejamento bastante minucioso. Tome cuidado para não cometer esses erros que mostramos aqui e, assim, evite dores de cabeça. Cuide de cada detalhe e só finalize o negócio quando estiver totalmente seguro.

Para saber mais sobre as novidades do mercado imobiliário, curta a nossa página no Facebook e fique bem atualizado!

Venosa
Autor

Blog da Venosa. Tudo para Realizar o Sonho da Casa Própria, dentro das faixas do Minha Casa Minha Vida.

Escreva um comentário

Share This